Democase: Braço mecânico com recursos IoT

Nós da Safety Control desenvolvemos uma solução de controle de circuitos pneumáticos com recursos de IoT revolucionários.

Essa solução lhe permite:

  • Controlar remotamente pela internet ou Telegram dispositivos pneumáticos (isso de forma segura, pois conta com Firewall e VPN). Nesta aplicação: um braço mecânico com garra;
  • Receber informações via internet, Telegram, e-mail ou ligação de consumo de vazão instantânea e vazão acumulada, para avaliar a eficiência do sistema;
  • Receber informações que possibilitam a manutenção preditiva e preventiva dos equipamentos, além de avisos por variados canais em casos de vazamentos de ar;
  • Comando remoto para controle do disjuntor eletrônico.

E você é nosso convidado hoje para controlar esta Democase remotamente!

Vamos aos testes!

Para controlar a Democase você precisa entrar na tela de comando e permanecer visualizando a câmera. Portanto serão necessários dois dispositivos: 1 celular e 1 computador, ou 2 celulares, ou 2 computadores.

Escolha uma entre as seguintes opções:

1. Comandar pelo celular e assistir pelo computador: Leia o QR code abaixo ou clique neste link usando seu celular. A partir disso permaneça assistindo a câmera pelo computador, ou assista a câmera por outro celular, usando a URL (https://blog.safetycontrol.ind.br/maleta-iot/):

QR CODE para Maleta IoT

2. Comando pelo computador e assistir por outro computador ou por um celular: Acesse a IHM virtual pelo computador neste link. Então, olhe a câmera nesta mesma URL (https://blog.safetycontrol.ind.br/maleta-iot/) no seu outro computador ou celular.

3. Comando por Telegram assistindo por computador ou celular: Procure “safety_ethercat” em seu Telegram e envie uma mensagem qualquer para iniciar. Veja a câmera pelo computador ou outro celular na URL (https://blog.safetycontrol.ind.br/maleta-iot/).

Imagem em tempo real da Maleta IoT na sede da Safety Control. Informação: devido ao serviço do RSTP para a transmissão do vídeo online, existe um delay de aproximadamente 10 segundos entre a imagem real e a exibida, o que pode ser percebido no relógio disponível na imagem.

Neste projeto utilizamos principalmente recursos de dois dos nossos fornecedores: Metal Work e Wago. Duas marcas que são referência de qualidade e inovação em seus respectivos segmentos.

A Metal Work é uma empresa italiana líder em pneumática industrial, dispondo de soluções em cilindros, válvulas, fluxômetros, conexões e diversas outras possibilidades de alta qualidade e durabilidade.

A Wago Automation é uma empresa alemã referência nos mercados de automação, interconexões e interfaces. Se destaca pelo seu pioneirismo e integração de hardwares industriais com recursos de IoT e TI.

Logotipo Metal Work e WAGO, nossos fornecedores.

Opções de comando:

Tela 1: Consumo

Aqui você pode ver dados de consumo em tempo real. Vazão acumulada, vazão instantânea e se há vazamentos no circuito.

Tela 2: Manipulação

Escolha entre a opção automática, que comanda o braço de forma pré programada, e a opção manual. Na opção manual é possível avançar e recuar os cilindro, além de abrir e fechar a garra.

Tela 3: Preditiva

Entregando dados como o número de operações dos cilindros (o gráfico mostra a utilização versus vida útil do cilindro em B10D) e a velocidade de movimento, permite que o operador ou gestor receba informações que orientem a manutenção preditiva.

Além dessas possibilidades, fora desta demonstração que estamos promovendo, ainda é possível receber chamadas ou e-mails para ser notificado em casos de vazamento, e comandar os disjuntores da maleta.

Detalhes da Aplicação:

Esta maleta de demonstração, um braço mecânico controlado remotamente, é composta dos seguintes itens (clique nos links para ver cada item):