A rastreabilidade industrial permite rastrear um produto através de um histórico de dados e informações. É possível realizar o rastreamento à medida em que os produtos e insumos de produção se movem ao longo das cadeiasprodutivas, desde o início dos processos de produção até o término e o envio deste produto ao ponto de venda (PDV).
A indústria automotiva foi a percursora da rastreabilidade e possui os mais variados exemplos de aplicação. Muitas empresas começaram a implantar em seus negócios um sistema de rastreabilidade, mas muitas outras ainda não a usam, porque não compreendem de que forma essa ferramenta pode ajudar a transformar os negócios de sua empresa.
E com a grande competitividade nos mercados entre as empresas, surgem as necessidades de garantias da qualidade nos produtos e serviços oferecidos por elas.Isso exige transparência por parte das empresas em relação aos seus processos produtivos e suas cadeias de fornecimento.
O sistema de Rastreabilidade deve ser confiável ao ponto de satisfazer as expectativas de todas as partes interessadas.Assim, é possível atender às expectativas de um público cada vez mais exigente e com demandas cada vez mais imediatas.
E o mais importante: este tipo de implementação é um dos pilares da INDÚSTRIA 4.0!
Indústria 4.0? Conheça mais sobre nossas soluções industriais, aqui!
Quais são os benefícios da Rastreabilidade?
- Minimiza custos: um dos principais benefícios do uso da Rastreabilidade é conseguir identificar se existe alguma perda na cadeia produtiva e assim, permitindo que a empresa diminua os gastos;
- Melhor eficiência dos processos: ao ter uma visão geral de todo o que cerca a cadeia produtiva da empresa, é possível então verificar os pontos de melhoria e garantir que os processos da marca sejam mais eficientes.
- Previne recorrências: um produto final com problemas pode ter relação direta com uma matéria-prima mal utilizada. Para evitar esse tipo de situação, a Rastreabilidade ajuda a empresa a entender o que ocorreu.
Quais são os tipos de Rastreabilidade e por que ela é tão importante?
Dentro da rastreabilidade temos dois tipos que podemos interpretar:Rastreabilidade de cadeia e a Rastreabilidade interna.
Com a rastreabilidade de cadeia temos como compreender a rastreabilidade aplicada em uma visão e uma ordem de processos resumida.Já com a rastreabilidade interna, compreendemos como esta funciona dentro das empresas.
A importância da rastreabilidade hoje não é apenas um desejo, hoje é uma necessidade regulamentada.
A Rastreabilidade de Cadeia
A rastreabilidade de cadeia nos permite entender o ciclo de um produto fabricado, e compreender desde a origem inicial do produto, até o consumidor final e vice-versa. Um exemplo muito simples de como este funciona, podemos imaginar a seguinte situação por exemplo: houve uma necessidade de seu cliente retornar o produto devido a algum defeito de fabricação, e seguindo a ordem inversa, é possível rastrear o produto através de número serial ou lote, identificar o problema e efetuar as devidas correções no processo onde ocorreu o erro ou falha.
A Rastreabilidade Interna
A rastreabilidade interna, tem o objetivo de monitorar os movimentos das matérias-primas, componentes, subconjuntos e produtos dentro de uma cadeia de suprimentos.
Quando realizamos efetivamente este tipo de rastreio é possível identificar em tempo real além das movimentações normais de produção, registrar problemas durante os processos de fabricação. Estes registros podem ser utilizados para realizar o levantamento de onde ocorreu o erro ou falha, e corrigi-lo antes do produto ser finalizado.
Quanto antes forem identificados possíveis problemas, menor será o impacto financeiro para empresa.
As informações registradas devidamente podem auxiliar rapidamente as equipes técnicas e de engenharia a trabalhar com as soluções e melhorias nos processos.
Para as identificações dos seus produtos podem-se utilizar identificações do tipo serializada (lotes) e unitária. Sendo a unitária mais eficaz tanto para os processos de produção, pois dá maior agilidade e precisão para localização dos problemas.
Como a Rastreabilidade é implantada?
Primeiramente devemos nos atentar ao tipo de tecnologia de marcação que iremos implementar. Deverá atender minhas expectativas, normas de meu segmento e etc…
Outro fator a se analisar: Minha marcação deverá permanecer por muito tempo, sofrerá desgastes, quanto tempo necessita permanecer no produto…?
Alguns exemplos de tecnologias de marcação:
- Impressoras e etiquetadoras industriais automáticas
- Impressoras Ink Jet
- Codificadoras a laser
- Sistemas RFID
- Máquinas de micropulcionamento
- Pulsão manual
Se você já possui uma impressora do tipo Ink Jet, mas necessita conferir a impressão?
Conheça nossa linha de codificadoras a laser.
Quais são os modelos de códigos mais utilizados?
A Rastreabilidade necessita de códigos para que suas funções sejam realizadas. Conheça alguns tipos a seguir:
número é codificado em binário, em vez de decimal.
Normalmente os códigos do tipo 2D Datamatrix e QR Code, acabam sendo interpretados como o mesmo ou próximos, mas reunimos algumas informações para você aprender um pouco mais sobre eles aqui.
Como fazemos as leituras destes códigos?
Através de leitores de códigos que podem ser dos seguintes modelos:
- Leitores de códigos de barras fixos.
- Leitores de códigos Datamatrix fixos.
- Leitores de códigos de mão do tipo pistola.
- Coletores de dados
- Leitores OCR.
Algumas características destes leitores:
Começando com nossos os leitores de códigos de barras fixos, estes realizam leituras de códigos de barras tradicionais 1D. Estes leitores possuem distâncias de operação que variam entre 50 a 1800 mm de range de leitura, e possuem protocolos industriais de comunicação, e são altamente robustos e rápidos para as aplicações.
Podemos destacar que os leitores deste tipo possuem tecnologias ou modo de leituras chamadas de:
- Imagem omnidirecional – “Produtos específicos e projetados para leituras 1D”
- Laser com espelho oscilante
- Laser do tipo grelha
- Laser e Led lineares
- Laser omnidirecional
E preparamos um material superinteressante com animações sobre os modos de leitura. Faça o download.
Os nossos leitores de códigos do tipo datamatrix realizam leituras através da captura de uma imagem. A grande vantagem deste tipo de leitor é que ele também pode efetuar leituras de códigos de barras e a orientação dos códigos não necessita ser linear, sendo: o código está dentro do campo de leitura o leitor realiza, OK. Algumas características técnicas dos nossos leitores, abaixo:
- Distâncias de operação entre 50 a 2000mm
- Altamente eficaz para processos que necessitam de versatilidade
- Permite leituras de códigos 1D e 2D
- Muito utilizado em processos com esteiras
- Protocolos industriais, seriais
- Pode-se salvar as capturas obtidas em servidor FTP
Os nossos leitores de códigos do tipo pistola (Hand Held), são altamente versáteis e conseguem trazer uma mobilidade aos processos. São leitores que podem ser utilizados em bancadas de trabalho ou podem transitar junto aos operadores para desempenhar as leituras. Com comunicação a fio ou sem são uma excelente opção. Algumas características técnicas dos nossos modelos abaixo:
- Opção sem fio com alcances de até 400 metros;
- Leitores para leituras de códigos 1D e 2D
- Bases permitem carregamento e comunicação, e envio de dados através de protocolos Ethernet, serias ou USB;
- Bases com tecnologias que permitem colocar mais leitores lincados em uma mesma base;
- Altamente duráveis e robustos
- Leituras sobre plástico “stretch”
- Disponível tecnologia Laser Green que é segura aos olhos
Os nossos coletores de dados são muito eficazese trazem embarcadas tecnologias que garantem as empresas uma grande mobilidade, conectividade a uma rede sem fio – Wifi, e uma integração aos sistemas ERP (Sistema integrado de gestão) das empresas. São capazes de substituir processos onde existam informações escritas em papel, a torná-lo digitalizado e automaticamente o processo se torna mais rápido e seguro.
Algumas características técnicas dos nossos modelos abaixo:
- Sistema operacionais Windows e Android
- Conexão Bluetooth
- Podem efetuar leituras de códigos 1D e 2D
- Teclados alfanuméricos e numéricos
- Versões Auto-Range para leituras de código em até 15 metros
- Versões de coletores tipo smartphones
- Modelos de coletores com sistema de carregamento via wireless
- Projetados para serem duráveis e suportarem quedas durante as operações
Os nossos leitores do tipo OCR. Esta sigla significa “Reconhecimento Óptico de Caracteres”, e normalmente esta tecnologia é empregada em processos onde é necessário converterletras e números, em dados eletrônicos. Sendo assim possíveis de serem utilizados e editados posteriormente. Esta tecnologia é aplicada com auxílio nossas Smart Câmeras e desenvolvimento em software de programação. Algumas características:
- Permite grande flexibilidade de programação
- Ensino de caracteres fácil e rápida
- Permite redução de impressos e com maior sustentabilidade
- Pode-se verificar a qualidade das impressões
- Comunicação via protocolos baseados em Ethernet
- Com as Smart Câmeras pode-se ter um mix de ferramentas de inspeção e controle
Cada uma destas tecnologias possuem a capacidade de exercer diferentes tipos de leituras dentro do amplo contexto da Rastreabilidade, o que garante que esse tipo de sistema seja usado pelos mais diferentes tipos de segmentos e indústrias.
Após os leitores realizarem as leituras dos códigos, para onde esta informação estará sendo encaminhada? Podemos lhe apresentar os controladores PLC?
Como os controladores auxiliam na Rastreabilidade?
Quando o nosso leitor de códigos efetua a leitura, é necessário o envio destas informações. O recebimento destas informações e tratamento, normalmente é uma tarefa aplicada aos controladores lógicos programáveis (PLC).
Conheça nossos controladores aqui.
Em resumo, as etiquetas e os códigos guardam os dados sobre a forma de símbolos, sinais e caracteres alfanuméricos. O leitor lê os dados e os transforma em um sinal elétrico. O descodificador que fica alocado dentro do CLP,é quem transforma o sinal elétrico novamente em caracteres alfanuméricos.
Além desta função primária, os nossos controladores possuem inúmeras tarefas, sendo abaixo um breve resumo de algumas características aplicadas a rastreabilidade:
- Coleta de dados;
- Geração de banco de dados;
- Envio de dados a nuvem;
- Supervisório embarcado;
- Possuem segurança cibernética;
- Visualização Mobile ou Smart TV através de uma IHM virtual embarcada
Vale lembrar! Nosso produto é muito mais que um CLP !
Conheça mais sobre nossos CLP IoT – Controladores para Indústria 4.0
Investir neste tipo de processo não só traz mais lucros para uma empresa, como também auxilia na forma como o mercado enxerga essa marca.
Se você se interessou pelos benefícios da Rastreabilidade, mas ainda não a utiliza, não perca mais tempo, entre em contato com a Safety Control e saiba mais sobre esse tipo de monitoramento.
Você também pode nos contar sua experiência com a Rastreabilidade aqui nos comentários. Adoraríamos saber a sua opinião!
É interessante conhecer todas as possibilidades de tipos de códigos bidimensionais (como o QRCode e o Datamatrix).
Os códigos de barras 2D (em especial o Datamatrix e o QRCode) desempenham um papel chave no processo de rastreabilidade.
Através deles, é possível automatizar a serialização e, principalmente, o controle de agregação de itens em caixas, caixas em pallets, etc… Desta forma, o registro de dados em grandes volumes (ou mesmo nos processos de picking) se torna mais preciso, seguro e eficiente.