Questões a respeito de relé de segurança, em que tipo de situação instalar e qual marca escolher? Fizemos este artigo para resolver seu problema.

Onde o relé de segurança é utilizado?

A norma 12.37 da NR-12 nos apresenta a necessidade de “monitoramento por interface de segurança” para dispositivos de acionamento de motores. E assim acontece em diversos outros pontos da NR-12, que ressalta a necessidade do monitoramento de proteção.

Equipamentos como chaves de segurança, sensores, válvulas pneumáticas de segurança, contatores, precisam ter seus sinais interpretados e receber orientações de funcionamento de algum controlador.

Usar relé de segurança faz sentido em aplicações onde seria excesso instalar um CLP de segurança. Um CLP seria mais bem utilizado numa situação com muitos produtos de segurança e necessidade de numerosas entradas e saídas.

O Relé Sentry da ABB

A linha Sentry da ABB tem modelos de relé de segurança ideais para diversas aplicações. São relés totalmente compatíveis, precisos, fáceis de usar e confiáveis, atendendo normas de segurança com economia de recursos.

Relé de segurança

Imagem: Relés Sentry, da esqueda para a direita: modelos BSR, SSR, TSR e USR.

Existem 4 modelos disponíveis na linha (os nomes são links em que você pode ver os produtos em nosso site):

  1. TSR: relé de segurança com temporizador, que permite aplicações inteligentes no seu sistema de segurança. Contém display para sua configuração.
  2. USR: o modelo universal da linha Sentry. Apresenta funções programáveis e temporizador.
  3. SSR: o modelo standart da linha Sentry. Compatível com dispositivos de segurança que usam sinal OSSD ou função bi-manual.
  4. BSR: modelo mais simples da linha Sentry, o BSR é útil principalmente como expansão de entradas e saídas para outros relés da linha.

Os principais motivos pelos quais sugerimos a escolha da linha Sentry são:

  • Multireset: a função possibilita resetar até 10 relés de segurança Sentry com um único botão de reset;
  • Modelos multitensão e universais permitem a diminuição do estoque por conta da versatilidade e flexibilidade encontrada;
  • As saídas do relé de segurança suportam até 6A de corrente, permitindo comando de contatores grandes, o que permite a economia de um contator intermediário;
  • Temporizador de alta precisão: margem de erro de apenas ±1%, minimizando o tempo com máquina parada;
  • Reset manual ou automático, selecionável através de chave frontal – é necessário que o circuito seja previamente adequado para reset automático OU manual;
  • Terminais removíveis facilitam a instalação, manutenção e substituição;
  • LED’s ou display possibilitam sinalização clara de problemas, status e outros, economizando equipamentos adicionais e tornando simples o uso dos relés;
  • Saída X4 dedicada a lâmpada do botão de reset, facilitando a sinalização de status do sistema de segurança.

Quer ter contato com o produto de verdade, de forma aprofundada? Clique Aqui para ver modelos reais da linha Sentry ABB.

Entenda como funciona um relé Sentry SSR10:

Relé de segurança

Imagem: Diagrama elétrico de relé Sentry SSR10.

Em primeiro lugar, este modelo de relé de segurança é alimentado em 24 VDC, nas entradas A1 e A2.

A principal função do relé é comandar o funcionamento da máquina monitorada. A saída 14determina o funcionamento da máquina, habilitando os contatores de potência QA1 e QA2.

Para que o funcionamento aconteça apenas em momentos seguros o relé continuamente interpreta sinais para determinar se deve ou não manter a máquina funcionando, sendo alimentada.

Esses sinais chegam, por exemplo, pelos canais T1/R1, e T2/R2. Nesses contatos o relé de segurança está monitorando a ativação de um botão de emergência com duplo canal, dois contatos NF.

Além dessas funções, resetar o relé é necessário quando para que ele permita que a máquina monitorada volte ao funcionamento. Em X1 é conectado em série o botão de reset e contatos auxiliares dos contatores de potência.

Mais que apenas resetar o sistema por ali, também ocorre monitoramento de falha nos contatores. Desta forma evitamos os “contatores colados”, quando um dos contatores fecham permanentemente.

Por fim, em X4 é conectado o LED do botão de reset, que indica quando é possível resetar o relé de segurança (luz intermitente).

Aplicação: Chave de segurança monitorada por relé Sentry

Relé de segurança

Imagem: Relé Sentry monitorando 3 chaves EDEN em série.

Nesta aplicação de monitoramento de chaves de segurança, o relé Sentry pode monitorar até 30 chaves EDEN em série, e ainda manter Categoria 4 de segurança (NBR 14153).

Se torna um sistema bastante fácil de instalar e fazer manutenção, praticamente plug and play, numa lógica que diminui o excesso de cabos no painel, número de bornes e conexões, espaço exigido no painel e complexidade do projeto elétrico.

Utilizando outros equipamentos, seria necessário adquirir um relé de segurança para cada chave instalada, aumentando substancialmente os custos de equipamentos.

Aliás, você está usando a chave de segurança mais eficiente para sua aplicação? Saiba mais sobre as chaves de segurança da ABB em nosso blog clicando aqui.

Assista ao vídeo a seguir que fala mais sobre os relés de segurança dentro desta aplicação: