A Indústria 4.0 tem conquistado cada vez mais seu espaço na área industrial e, com ela, o CLP IoT Controladores para Indústria 4.0 vem evoluindo.

As principais idéias dessa indústria são adquirir e digitalizar dados coletados nas produções em campo e combiná-los de uma forma vantajosa para a empresa em questão.

O CLP IoT Controladores para Indústria 4.0 é um controlador usado nesse tipo de indústria, do qual é responsável por enviar os dados dos instrumentos de campos para a nuvem.

Esse material colhido é utilizado para que uma análise seja feita, trazendo um valor agregado para a empresa.

Ou seja, esses tipos de dados são formas de encontrar meios de trazer melhorias para a empresa que os possui, seja para a eficiência de produção, para gerenciar a energia dos edifícios ou até mesmo desenvolver serviços para os clientes finais daquele projeto.

Portanto, o controlador CLP IoT Controladores para Indústria 4.0 é um equipamento indispensável em qualquer tipo de indústria que pretende digitalizar os dados de produção.

Além de ser um sistema totalmente seguro para fazer essa portabilidade, sem correr o risco de possíveis problemas com a segurança cybernética.

Para conhecer mais sobre o controlador CLP IoT Controladores para Indústria 4.0 continue acompanhando nosso post e tire todas as suas dúvidas e curiosidades sobre esse equipamento tão essencial.

CLP IoT – Controladores para a Indústria 4.0

Controladores WAGO

A WAGO é uma empresa que fornece produtos de interface e automação para seus clientes, inclusive controladores como o PFC100 e o PFC200.

Esses controladores fornecem um hardware muito poderoso, capaz de exercer uma excelente aplicabilidade com funções de Tecnologia da Informação com Tecnologia da Automação, atendendo à diversas aplicações em processos industriais e prediais.

O PFC100 e o PFC200 podem ser usados independente do protocolo de campo utilizado pela empresa, além de serem equipados com uma arquitetura flexível com um sistema operacional de código aberto (Linux RT).

Os controladores da WAGO (mais conhecidos como CLPs) são soluções perfeitas para aplicações de automação e digitalização. Eles também são preparados para todos os tipos de desafios da Indústria 4.0.

A WAGO também oferece suporte para proteger os processos de automação de cada indústria que utilizar os controladores CLP-IOT.

Além de os controladores CLP IoT Controladores para Indústria 4.0 serem fáceis de utilizar nas empresas, os clientes que optam pelos os produtos da WAGO têm a total liberdade para esclarecer possíveis dúvidas com a central de atendimento da marca, que é formada por uma equipe especializada e preparada para atender a qualquer momento.

CLP IoT Controladores para Indústria 4.0

Como funcionam as instalações existentes nas empresas?

Muitas empresas começaram a utilizar os controladores CLP IoT Controladores para Indústria 4.0 após certo tempo, o que quer dizer que algumas instalações já serão existentes neste momento.

Entretanto, mesmo que hoje as CLP’s já sejam utilizadas para comandar máquinas e processos, elas não possuem os recursos que facilitam a digitalização, tendo que desprender mais tempo e verba para a implantação da digitalização dos processos.

Quais são as vantagens do controlador CLP IoT Controladores para Indústria 4.0?

O controlador CLP IoT Controladores para Indústria 4.0 oferece as mais diversas vantagens para a empresa que o utiliza, graças ao seu processamento extremamente alto e suas múltiplas interfaces de comunicação. Além disso, esses controladores possuem um design compacto e uma alta confiabilidade que é oferecida.

CLP IoT – Controladores para a Indústria 4.0

Dentre as vantagens oferecidas pelos controladores CLP IoT Controladores para Indústria 4.0 estão:

  • O CLP IoT Controladores para Indústria 4.0 é programável com CODESYS 3 e CODESYS 2.3v;
  • É compatível com vários protocolos de rede de campo e padrões ETHERNET, independente da rede utilizada;
  • O controlador CLP IoT Controladores para Indústria 4.0 é compatível com o WAGO-I/O-SYSTEM 750, oferecendo o máximo de flexibilidade e variedade funcional;
  • Também é ideal para ambientes externos.

Além disso, os controladores WAGo também oferecem:

  • Nuvem: todos os controladores possuem tecnologia de IOT, da qual envia dados do chão de fábrica e dos sistemas prediais diretamente para a nuvem de uma forma simples e transparente.
  • Funcionalidades de TI: os controladores WAGO são incorporados com diversas funcionalidades de TI, como por exemplo: leitura e escrita em banco de dados sem a necessidade de licenças ou softwares extras, envio de e-mails e acesso web.
  • CoDeSys: o CoDeSys permite que os softwares sejam desenvolvidos nas linguagens de programação (conforme a norma IEC 61131) CLP e CFC, além de oferecer programação orientada a objetos (OOP) e tecnologias de visualização.
  • Protocolos de energia: os controladores CLP IoT Controladores para Indústria 4.0 suportam protocolos de telecontrol (DNP3, IEC 61850, IEC 60870) que controlam e conectam remotamente aplicações do setor elétrico.

Essas são apenas algumas das vantagens e benefícios oferecidos pelo controlador CLP- IoT. Sua tecnologia de ponta comprova que seus benefícios vão muito além do que possa ser listado.

Conheça mais sobre os controladores PFC100 e PFC200

Como dito antes, os controladores PFC100 e PFC200 são produtos de interface e automação que oferecem serviço de envio de dados de campo para a nuvem do sistema da empresa de forma rápida e segura.

Mas existem mais coisas para conhecer sobre esses controladores:

PFC100: esse controlador é equipado com um poderoso sistema de desempenho.

Além disso, ele também oferece:

  • Projetos com e!COCKPIT;
  • Funcionalidades de IOT embarcada;
  • Funcionalidade de segurança incorporada.

PFC200: já no caso do PFC200, ele atende as mais diversas aplicações.

Algumas das suas diversas funcionalidades são:

  • São preparados para os desafios das indústrias 4.0 e digitalização;
  • Podem ser usados em diferentes tipos de sistemas;
  • Pode ser programado com e!COCKPIT e em Codesys 2.3;
  • Funcionalidade de segurança incorporada;
  • Também estão disponíveis na versão XTR para uso em condições ambientais adversas.

Banco de Dados

O banco de dados é um software muito conhecido pelas empresas. Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem exatamente do que se trata.

Dentro de um banco de dados, é possível que diversos contextos sejam utilizados, como por exemplo: informações do RH, gestão de sites e blogs e até mesmo armazenamento de documento. Ele também permite que a empresa organize informações do negócio.

Hoje em dia existem diversos tipos de SGBDs, sendo cada um deles adequado para uma necessidade dos clientes.

Por exemplo: Oracle, DB2, SQL Server e um dos mais famosos dentre as indústrias, o MySQL.

VLAN no CLP IoT Controladores para Indústria 4.0

Uma VLAN Virtual Local Address Network (Rede de Área Local Virtual) é usada para promover a conectividade entre os links de dados para uma sub-rede.

Um ou mais switches de rede permitem oferecer suporte a várias VLANs independentes, criando implementações de sub-redes na camada 2 do modelo OSI (link de dados).

Um CLP IoT Controladores para Indústria 4.0, por ter duas portas de redes independentes é capaz de comportar até duas dessas VLANs independentes.

Instalar uma VPN dentro do CLP IoT Controladores para Indústria 4.0

Uma VPN ou Virtual Private Network (Rede Privada Virtual) é uma rede privada construída  sobre a infraestrutura de uma rede pública. Ou seja, essa é uma forma de conectar dois computadores através de uma rede pública, como a internet por exemplo.

CLP IoT Controladores para Indústria 4.0

A VPN tem como principal vantagem ser bem mais barata do que os links dedicados.

É muito comum que as grandes empresas, principalmente aquelas em que os funcionários trabalham remotamente (Home Office), para que possam se conectar à estrutura interna da companhia, mesmo estando longe.

No entanto, a instalação da VPN dentro de um CLP IoT Controladores para Indústria 4.0 tem como função permitir que o controlador transfira os dados de produção, mesmo longe da empresa ou das máquinas da fábrica.

MQTT

A princípio, o MTQQ (Message Queue Telemetry Transport) foi criado e desenvolvido pela IBM no final dos anos 90, tendo como principal função vincular sensores em pipelines de petróleo a satélites.

Assim como diz o seu nome, ele é um protocolo de mensagem com suporte para a comunicação assíncrona entre as partes. Ou seja, ele desacopla o emissor e o receptor da mensagem tanto no espaço quanto no tempo.

O MQTT é um protocolo de rede leve e flexível que oferece o equilíbrio ideal para os desenvolvedores de CLP IoT Controladores para Indústria 4.0.

Isso quer dizer que esse protocolo leve permite a implementação em hardware de dispositivo altamente restringido e em redes de largura da banda limitada e de alta latência.

Além disso, sua flexibilidade possibilita o suporte a diversos cenários de aplicativos para dispositivos e serviços de CLP IoT Controladores para Indústria 4.0.

CLP IoT Controladores para Indústria 4.0

OPC-UA Server

O OPC-UA é o protocolo de comunicação independente de fornecedor ideal para indústrias 4.0 e para aplicações de automação industrial, que é baseado no principio de cliente-servidor e permite uma comunicação desatada dos sensores e atuadores individuais até o sistema ERP ou a nuvem.

Contudo, esse protocolo é responsável por fazer a ponte entre o mundo baseado em IP da TI e o chão de produção.

Interfaces, entradas e a associada perda de informação são coisas que ficaram para trás, pois todos os dados do processo de produção são transferidos por um único protocolo.

Quando combinado com o CLP IoT Controladores para Indústria 4.0, o OPC-UA Server faz um excelente trabalho quando se trata de realizar a transferência de dados com segurança.

CLP IoT Controladores para Indústria 4.0

Docker

O Docker é uma plataforma de código aberto, desenvolvido na linguagem Go e criada pelo Google.

Porém, pelo fato de ser de alto desempenho, esse software garante uma grande facilidade na criação e administração de ambientes isolados, o que garante a rápida disponibilização de programas para o usuário final.

O Docker tem como objetivo criar, testar, programar e disponibilizar aplicações em um ambiente separado da máquina original, que é chamado de container. Com isso, o desenvolvedor consegue empacotar o software de maneira padronizada, já que a plataforma disponibiliza funções básicas para a sua execução, como por exemplo: o código e as bibliotecas.

CLP IoT Controladores para Indústria 4.0

Uma das principais vantagens oferecidas pelo Docker é a possibilidade de configurar diferentes ambientes de forma rápida. Em conjunto com as funções do CLP IoT Controladores para Indústria 4.0, essa plataforma pode ajudar a indústria a economizar tempo e recursos.

IHM Virtual

O IHM (Interface Homem Máquina) Virtual, como o próprio nome diz, é uma interface gráfica que permite que o homem consiga interagir com a máquina.

No entanto, esse tipo de programa permite que o PFC (software responsável pelo controle e visualização dos dados) rode internamente uma tela em HTML5 com todos os valores coletados do chão de fábrica, sem que exista a necessidade de possuir IHM’s convencionais.

Ou seja, uma IHM Virtual não depende da licença de alguns drives para interagir com os CLP’s usados no processo.

CLP IoT Controladores para Indústria 4.0

O PFC possui o Linux RT embarcado e um servidor Apache junto com o e!cockpit que fazem parte do seu firmware são capazes de criar telas sem que necessite de muitas compilações.

Nesse sentido, o e!cockpit se encarrega de gerar o código HTML5 durante a compilação, permitindo que as suas telas sejam exibidas por qualquer tipo de navegador, junto com os valores coletados.

A WAGO disponibiliza esse tipo de recurso sem que um custo adicional seja cobrado pela licença.

Exemplo de visualização online: http://safetynetserver.ddns.net:40000/desktop.htm