As Conexões Pneumáticas são peças que possuem como função a conexão de seções de tubos e mangueiras em sistemas pneumáticos (ar comprimido).
Essas peças são frequentemente utilizadas em sistemas de controle de lógica pneumática e instrumentação.
É muito comum ver diversos segmentos da indústria utilizando as Conexões Pneumáticas, como as alimentícias e as automobilísticas.
Para saber qual Conexão Pneumática será utilizada é preciso distinguir o tipo de tubo que será conectado no sistema.
As Conexões Pneumáticas podem ser fabricadas com os mais diversos materiais e também podem ser encontradas em modelos diferentes, o que irá alterar a forma de utilizá-las.
Se você está em busca de uma Conexão Pneumática de ótima qualidade, busque pela Metalwork!
Confira aqui toda a nossa linha de Conexões Pneumáticas Metalwork.
Quais são as vantagens de utilizar as Conexões Pneumáticas da Metalwork?
As Conexões Pneumáticas da Metalwork oferecem as mais diversas vantagens para as indústrias e para os funcionários que as utilizam. Algumas delas são:
- Incremento da produção com investimento relativamente pequeno;
- Redução dos custos operacionais graças á rapidez dos movimentos pneumáticos e a libertação do operário de operações (homem);
- Facilidade de implantação;
- Simplicidade de manipulação, já que os controles pneumáticos não necessitam de operários especializados para o uso dos equipamentos;
- Redução do número de acidentes;
- Apresenta uma maior segurança. Isso porque os equipamentos pneumáticos envolvem pressões moderadas, o que as tornam mais seguras para a equipe de produção;
- Robustez dos componentes pneumáticos.
Quais são os tipos de Conexões Pneumáticas?
Como foi dito antes, é possível encontrar diversos tipos de Conexões Pneumáticas no mercado, sendo que cada uma delas possui um tipo de função diferente.
- Compressão: já as conexões de compressão incluem todos os tipos de conexões que utilizam força de compressão para conectar o tubo ao encaixe.
Essas conexões utilizam juntas metálicas ou anéis que formam uma vedação no recipiente através da compressão.
Esse tipo de compressão é feita apertando uma porca no encaixe sobre a tubulação, comprimindo e segurando os tubos.
As Conexões Pneumáticas universais não requerem ferramentas especificas para montagem, tornando-os convenientes para instalações de campo rápidas.
- Conexões super-rápidas: já as conexões super-rápidas possuem extremidades projetadas para se conectar diretamente com os tubos, empurrando-os para o fim.
Esse tipo de acessório geralmente se desconecta através de algum tipo de retração do colarinho, afastando ou empurrando-o para o centro.
- Engate rápido: as conexões de engate rápido são classificadas em tipo macho e fêmea.
O macho se conecta a um encaixe interno na fêmea. Esse tipo de encaixe retrai-se para conectar e desconectar as duas extremidades da conexão.
Existem algumas conexões de engate rápido das quais funcionam como um acessório de conexão.
Elas são usadas em aplicações que são convenientes a desconexão e reconexão frequente da seção de mangueira.
- Acessórios roscados: essas Conexões Pneumáticas possuem roscas de parafusos (ranhuras embutidas) nas superfícies interna (fêmea) e externa (macho), das quais são projetadas para aceitar conexões com roscas correspondentes.
Os fios fornecem uma conexão simples, no entanto, sem vedação garantida, o que são chamados de linhas diretas.
Já no caso dos fios cônicos, eles são projetados para fornecer uma vedação apertada que é importante para aplicações pneumáticas.
Esses fios precisos criam um tipo de “ajuste a seco”, o que significa selar sem a necessidade de um vedante adicional, o que é importante em aplicações onde a adição de selante pode causar contaminação ou corrosão do equipamento.
Confira aqui a nossa gama de Componentes Pneumáticos.
Quais são as Conexões Pneumáticas mais utilizadas pelas indústrias?
Existem alguns modelos de Conexões Pneumáticas que são mais utilizadas pela indústria do que outras.
No entanto, cada uma delas possui uma função diferente.
- Acoplamento: conecta dois tubos similares entre si através de rosca, compressão ou conexões de engate rápido.
- União: possui acoplamento que podem ser desconectados sem corte. Sua conexão permite uma extração simples.
- Cotovelo: responsável por alterar o fluxo da direção para vários ângulos. Os mais comuns são 90º e 45º.
- T: conecta três seções de fluxo em uma interseção em forma de T. Isso permite que o fluxo de fluído seja combinado ou dividido.
- Válvulas: conecta geralmente os cilindros aos tubos juntamente com a adição de uma válvula para obter o controle de fluxo.
Como é a operação das Conexões Pneumáticas?
As Conexões Pneumáticas são classificadas para certos tipos de intervalos de temperatura e pressão, de acordo com o que eles são projetados para manipular.
Hoje em dias, essas conexões são essenciais para as indústrias de automação.
Além disso, elas são um meio barato e simples graças às propriedades apresentadas pelo ar comprimido.
A faixa de pressão de operação e a faixa de trabalho de pressões nas quais as Conexões Pneumáticas irão trabalhar são medidas em libras por polegada quadrada (psi).
Se a operação for feita acima ou abaixo desta classificação, o encaixe das Conexões Pneumáticas pode acabar falhando, o que pode levar á quebra do equipamento, vazamento e até mesmo pressão do sistema.
Com quais materiais as Conexões Pneumáticas podem ser fabricadas?
Da mesma forma que existe uma variedade nos modelos de Conexões Pneumáticas, também podemos encontrá-las compostas pelos mais diversos materiais.
Acontece que o material de montagem é extremamente importante para determinar diversas propriedades físicas da peça, assim como a compatibilidade de gases e até mesmo com o ambiente em que ela será utilizada.
Essas conexões podem ser encontradas em: alumínio, latão, plástico, aço inoxidável e compósito.
Confira todos os modelos de Conexões Pneumáticas aqui.
Como evitar prejuízos com as Conexões Pneumáticas?
A indústria não tem prejuízo por não utilizar as Conexões Pneumáticas, ou seja, se ela não optar por ter as peças, o sistema pneumático simplesmente não irá funcionar.
No entanto, o problema está em muitas vezes optarem por Conexões Pneumáticas de má qualidade, o que acabará trazendo problemas para a fábrica que a utiliza, como o vazamento de ar.
Observe uma simples explicação do que um furo nas Conexões Pneumáticas pode causar:
Em suma, esse é um dos principais problemas apresentados pelas Conexões Pneumáticas, é muito importante seguir algumas regras, para que o equipamento tenha pleno funcionamento e não prejudique a operação e o financeiro da empresa.
Recomendações do que não se deve fazer:
- Não utilizar roscas de diferentes padrões na união entre as rocas macho e fêmea.
- Não usar nenhum padrão de roscas cônicas com o uso de vedadores quando não for possível realizar testes de estanqueidade após a metragem do sistema.
- Não utilizar tubos flexíveis de origem duvidosa dos materiais ou que não sejam calibrados.
- Não utilizar roscas tidas como universais que pregam a montagem entre padrões diferentes de roscas entre macho e fêmea e que não são normalizadas.
Para impedir que esse tipo de problema aconteça, sempre opte por utilizar as Conexões Pneumáticas da Metalwork!
Com elas você terá garantia de um produto de boa qualidade, que não apresentará futuros problemas.
Clique aqui e conheça toda a nossa linha completa de produtos.
Comentário