- Controle e automação industrial;
- Instrumentação e processos;
- Sistemas e software;
- Sensores de temperatura e de nível;
- E muito mais!
O que são Sensores Industriais?
A gente já está cansado de saber como a tecnologia tem ajudado as pessoas no dia a dia, não é mesmo? E isso tudo sempre a um toque das nossas mãos, com a facilidade que antes não tínhamos.
Dentro das indústrias, isso não é diferente: atualmente, podemos dizer que as industrias estão cada vez mais se adaptando ao que há de novo no mercado, principalmente no que diz respeito aos produtos, sistemas e soluções que ajudam a tão falada automação industrial.
Entre estes produtos, existem no Brasil uma gama cada vez mais extensa de sensores para a indústria, produtos que auxiliam na automação de máquinas. Os sensores industriais são importantes para os mais variados segmentos da indústria.
Os sensores industriais detectam as movimentações em máquinas de diferentes indústrias e são utilizados nos mais diversos ambientes e condições. Por isso, possuem diferentes características tecnológicas, e que a cada dia evoluem juntamente com os processos fabris.
Os sensores são geralmente tipificados como indutivos, fotoelétricos, ultrassônicos, capacitivos, barreiras de segurança e rfid. Cada um destes tipos de sensores possui outros subtipos, com diferentes aplicações e vantagens.
Elencamos a seguir cada um deles, bem como suas características, aplicações e principais benefícios. Vamos acompanhar?
A história por trás dos sensores industriais
Criados em 1950, os sensores tornaram-se ao longo dos anos peças fundamentais à automação industrial. Estes produtos são responsáveis pela detecção de quaisquer movimentações no ambiente fabril, seja para contagem de material, controle de direção, até nível de fluidos e verificação de material dentro do recipiente.
Há ainda os sensores utilizados para a segurança dos profissionais que operam o maquinário (NR-12).
Quando o usuário tenta infligir uma norma de segurança e posiciona alguma parte do corpo ou até mesmo um equipamento em local não permitido, a máquina para, impedindo que o trabalhador sofra danos físicos.
Há sensores para diferentes aplicações. Os tipos de sensores industriais podem ser: Sensores de Pressão, Sensores de Temperatura, Sensores de Nível, Sensores de Vazão e ainda os mais comuns: indutivo, capacitivo, fotoelétrico, magnético e ultrassônico.
Segundo o engenheiro, o funcionamento dos sensores é baseado em uma alteração no ambiente (aproximação, calor, luz, etc.). Por isso é infinita a quantidade de soluções que se pode ter com os sensores, tudo é uma questão de análise e estudo. Importante salientar a escolha de sensores com precisão e qualidade.
Com mais de 60 anos de existência, os sensores estão ainda mais modernos. Um dos últimos lançamentos do mercado são os Sensores Indutivos com toda a área traseira iluminada, resultando em maior visibilidade na comutação e consequentemente aumento da facilidade e rapidez na detecção caso haja algum problema.
Os sensores industriais nas indústrias e sua importância
Os sensores têm provado ser essenciais para agregar inteligência nos processos automatizados de manufatura. Criados há mais de seis décadas, os sensores têm sido aplicados em larga escala em indústrias de todo o mundo. Seja para o inventário de itens, garantir a segurança dos operadores e até verificar materiais dentro de recipientes, esses dispositivos eletrônicos podem monitorar e detectar o que acontece nas linhas de produção, sem a necessidade de qualquer contato físico.
Existem diversos tipos de sensores para uso na indústria e o funcionamento de cada um deles depende de fatores inerentes ao ambiente em que são instalados. Neste caso, o calor, a luz e a distância de aproximação, por exemplo, podem influenciar no desempenho desses produtos. Há sensores de pressão, sensores de nível, sensores de vazão e sensores de temperatura. Dentre os tipos mais comuns também estão os ultrassônicos, magnéticos, fotoelétricos, capacitivos e os indutivos.
De acordo com especialistas, a cada ano, surgem sensores mais modernos para uso em uma infinidade industriais. Para identificar o tipo e a aplicação ideal é preciso uma análise e estudo do ambiente fabril e quais processos o fabricante deseja automatizar. Escolher produtos que proporcionam alta qualidade e precisão também é fundamental.
Está vendo como os sensores industriais podem ser de grande ajuda para a automação industrial? É por isso que, hoje, no mercado, já existem diversas opções de sensores industriais para você escolher o que mais se encaixa e, claro, atende às necessidades da sua indústria.
Agora, a seguir, confira os tipos e as aplicações de alguns sensores industriais:
Sensores de Pressão
Este sensor é utilizado em ambientes de fabricação de produtos mais robustos. Existem modelos com alta resolução, display, amplificador a parte e invólucros compactos, bem como diversos tipos de saída e faixas de pressão. Esses dispositivos eletrônicos podem ser ainda voltados para pressão diferencial, com bargraph, display duplo e anti-corrosivo. Além disso, há versões para ar comprimido, gases ou líquidos (mesmo para os corrosivos).
Sensores Ultrassônicos
Os sensores ultrassônicos Oferecem transmissor de sinal ultrasônico com detecção e processamento da intensidade de retorno por tempo, para a detecção de objetos e formas. Emitem pulsos ultrassônicos de forma cíclica caso um objeto, no campo desejado, reflita os respectivos pulsos. Já o eco resultante é recebido e convertido em um sinal elétrico. Há modelos com saída digital simples ou dupla, analógico em tensão ou corrente. Também existem versões específicas para a detecção de folha dupla.
Sensores Magnéticos
Este dispositivo eletrétrico é capaz de detectar partes e peças de máquinas automatizadas, além dos produtos fabricados nas linhas de produção.
Sensores Fotoelétricos
Utilizam um chaveamento de saída (on/off), por meio de um transmissor de luz e um receptor. São usados na automação de diversas máquinas industriais, incluindo embalagens, controles de produção, entre outras. Destacam-se por prover informações sobre o contraste ou luminescência, distância, retro reflexivo, cor e área monitorada. Também podem garantir a segurança humana, intensificando a proteção dos dedos, mãos e braços do operador da máquina. Para tanto, incluem um controlador de segurança com Classe de Proteção 4.
Sensores Capacitivos
Os Sensores Capacitivos são aplicados para identificar tipos de massa. Detectam materiais não metálicos, como plásticos, madeiras, resinas entre outros. Podem ainda monitorar o nível de líquidos e materiais sólidos.
Sensores Indutivos
Conhecidos como sensores de proximidade, há modelos modernos equipados com iluminação traseira para prover mais visibilidade na comutação, bem como facilitar e agilizar a identificação de eventuais problemas na manufatura. Detectam componentes metálicos, sejam em ferro, aço e aço inox, alumínio ou latão.
Sensores de Fibras Ópticas
Além dos modelos de fibra, há os microprocessados. Há ainda lentes opcionais para inúmeras aplicações. Adicionalmente, possuem sistema de detecção de fibra por barreira ou fotosensora.
Sensores a Laser
Quando comparados com os sensores fotoelétricos tradicionais, os sensores a laser oferecem sensibilidade e precisão superiores. Existem modelos tubulares que podem ser utilizados em diversos processos de produção.
Sensores Magnéticos
Este tipo de sensor foi projetado para identificar o campo magnético de um imã, o qual pode ser considerado um acionador magnético. Dentre as suas aplicações está o monitoramento de cilindros pneumáticos ou de válvulas lineares.
Sensores de Imagens
Dispõem de lente, sensor de imagens, LEDs, display LCD e ainda de um processador em um único invólucro.
Sensores Transdutores Lineares
Pode ser utilizado em locais arriscados para o operador, como nos ambientes onde há agentes contaminantes ou pó. Por isso, esses sensores têm alta resistência mecânica a vibrações e a choques. Ao mesmo tempo, contribuem para preservar e aumentar a vida útil das peças, minimizando o seu desgaste.
Sensores de Proximidade
São capazes de detectar materiais condutores elétricos, realizando o chaveamento sem a necessidade de algum corpo metálico tocá-lo – sejam em bobinas de relés, contatores, ou circuitos lógicos.
É sempre importante notar que, na verdade, não existe um sensor que seja perfeito para todas as atividades industriais. Para cada tipo de aplicação específica, existem modelos de sensores que se adequam às necessidades de sua fábrica. Por isso, é preciso analisar sua atividade industrial, e em seguida, buscar o sensor que melhor se enquadra ao que você necessita.
Para encontrar sensores industriais, confie em uma empresa de qualidade!
Depois de passarmos pelos caminhos que envolvem as sensores industriais, bem como suas aplicações e a necessidade cada vez maior de uma automação industrial por completo das indústrias brasileiras, o próximo passo é estar ciente de que para tê-las em sua empresa ou indústria, o mais indicado é contar com uma empresa que atue com tais sensores industriais.
Com a globalização acelerada, podemos perceber ao longo dos anos que os projetos se tornam cada vez mais complexos, ter um parceiro hábil no qual você pode contar é mais importante do que nunca, na verdade, é a sua chave para o sucesso.
Quando você escolhe Safety Control, você recebe assistência contínua de profissionais que irão apoiá-lo desde a concepção até a conclusão do seu projeto, ajudando-o a obter o melhor resultado.
A Safety Control é uma empresa brasileira de consultoria e aplicação de tecnologia e inovação no setor industrial, com sede em Curitiba/PR. A Safety Control tem por objetivo promover soluções eficientes e eficazes para administração dos seus projetos, oferecendo novas tecnologias, conhecimentos e experiências, através da prestação de serviços de Consultoria e Venda de equipamentos, em parceria com as empresa renomadas no seguimento, Leuze Eletronic, Wago Eletronic e ABB.
Além disso, podemos dizer que a Safety Control oferece um extenso portfólio de serviços de consultoria, tecnologia em automação e através de grandes parceiros, softwares de colaboração, analytics e big data. Através da sua consultoria de negócios, tecnologia e conhecimento na área de manufatura, a Safety Control ajuda clientes a se tornarem mais competitivos nesta nova era onde tudo está cada vez mais digitalmente interconectado, principalmente quando falamos de automação industrial e a indústria 4.0 .
A Safety Control pode te ajudar caso queira mais sensores industriais e que atuem com a garantia e qualidade que você mais precisa. Sempre com o objetivo fornecer soluções completas em seus sistemas de distribuição de energia e proteção de equipamentos, tornando a especificação facilitada.
Neste sentido e entendendo todas as necessidades de uma empresa quando busca por sensores industriais para si própria, a Safety Control se destaca porque oferece muito mais do que soluções para que o seu negócio prospere: também contamos com suporte técnico especializado. A assistência pode ser efetuada por telefone, e-mail, por escrito, com a facilidade do atendimento remoto, in loco ou na sede própria da empresa.
Ainda assim, podemos dizer que a Safety Control atendem com um ambiente de aprendizagem (manuais, instruções e vídeo-aulas), consultoria de implantação e consultoria qualificada para futuras necessidades, levantamento de processos com orçamento de custos operacionais para atender particularidades do negócios dos clientes para, inclusive, prestar serviços de migração, conversão, parametrizações do sistema e integração de dados.
Por fim, não podemos deixar de dizer que a Safety Control conta com uma ampla oferta de quadros e centrais de distribuição de energia, automação e comando, para que a interface entre o projeto, a implantação elétrica e o usuário final seja atendido da melhor maneira possível.
Entre em contato com a Safety Control para estas ou mais informações sobre nossos produtos e serviços, e fique ligado em nossos conteúdos sobre automação industrial e muito mais. Até a próxima!
Safety Control: um negócio baseado em inovação
Ao longo dos anos, a Safety Control tem pautado a sua atividade na comercialização de produtos de qualidade e tecnologia de ponta, tendo-se especializado na comercialização de equipamentos e sistemas para a aplicação em diversos campos de automação industrial, onde detém a exclusividade de diversas marcas conceituadas.
Com anos de experiência neste mercado que só tende a crescer, a Safety Control conta, hoje, com vários produtos e serviços comercializados e reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade, às quais presta apoio e assistência técnica pré e pós-venda.
Desses anos todos de experiência no ramo de automação industrial, a empresa disponibiliza uma gama completa de soluções, que lhe permite dar respostas eficazes no que respeita a:
Comentário