Antes de mergulharmos nas características técnicas, é crucial entender a finalidade de cada um desses dispositivos. Ambos são projetados para proteger motores elétricos, especialmente em casos de sobrecarga.

Relé Térmico

O relé térmico é um dispositivo projetado para proteger motores elétricos monitorando a corrente e prevenindo sobrecargas. Ele identifica aumentos anormais de temperatura que podem ocorrer devido a correntes excessivas, problemas no motor ou falhas em componentes elétricos.

Seu funcionamento é simples, mas eficaz. O relé térmico possui uma unidade de aquecimento e uma unidade de controle. Quando a corrente elétrica passa pelo motor ou circuito protegido, a unidade de aquecimento aquece gradualmente. Se a corrente exceder os limites seguros, o aquecimento será mais rápido do que o normal. Ao atingir uma temperatura crítica, o bimetal dentro do relé térmico se deforma e aciona o mecanismo de desligamento, abrindo os contatos elétricos e interrompendo o fornecimento de energia para evitar danos graves.

Disjuntor Motor

O disjuntor motor foi desenvolvido para oferecer proteção completa contra falhas elétricas em um único dispositivo. Isso economiza espaço nos painéis de comando e reduz os custos de instalação.

Internamente, o disjuntor motor é semelhante a um disjuntor convencional, oferecendo proteção magnética contra curtos-circuitos e proteção térmica contra sobrecargas. Ele possui:

Disparador Magnético: Inclui um sistema eletromecânico com três bobinas e uma engrenagem mecânica. Cada bobina está conectada a uma fase do sistema trifásico. Quando ocorre um curto-circuito, o aumento repentino da corrente gera um campo magnético que desloca os contatos metálicos, resultando na desconexão automática das três fases.

Disparador Térmico: Contém três lâminas bimetálicas ligadas a um sistema de engrenagens mecânicas para proteção contra sobrecargas. As lâminas bimetálicas, com diferentes coeficientes de expansão, se deformam em caso de sobreaquecimento, acionando o sistema de engrenagens para abrir o circuito, funcionando da mesma maneira que o relé térmico.

E qual escolher?

Embora ambos os dispositivos protejam motores elétricos, o disjuntor motor oferece vantagens adicionais. Ele combina proteção térmica e magnética e inclui uma manopla para acionamento manual do motor. Além disso, permite a inserção de um sistema tagout/lockout para bloqueio local.

O relé térmico requer instalação em contatores compatíveis da mesma família, o que pode dificultar a reposição ou reutilização em outros painéis. Já o disjuntor motor usa conexões elétricas por cabo, permitindo instalação com qualquer modelo de contator, e possui acessórios para conexão direta com contatores caso seja necessário otimizar o espaço. Outro recurso vantajoso é a possibilidade de integração com barramentos elétricos de distribuição, facilitando a montagem do painel.

A Safety Control agradece pela sua atenção!