Com a globalização crescente, a demanda por produtos industrializados tem aumentado significativamente, levando ao surgimento de linhas de produção em larga escala. Atualmente, é comum encontrar empresas operando em três turnos para atender a essa demanda, funcionando 24 horas por dia. A disponibilidade de energia elétrica de alta qualidade é crucial para a indústria, porém o conceito de qualidade de energia mudou consideravelmente nas últimas décadas devido à evolução das cargas e sua sensibilidade.

Isso tem impactado principalmente a relação entre consumidores e concessionárias. Agora, a qualidade de energia não está apenas associada a interrupções prolongadas com causas registradas, mas também a variações de curta duração na tensão, entre eles podemos citar alguns distúrbios como o afundamento de tensão (SAG) e também a elevação de tensão (SWELL). Esses eventos afetam os processos produtivos de clientes com cargas sensíveis, resultando em interrupções parciais ou totais e grandes perdas econômicas, além de desgastes nas relações comerciais.

Afundamento de tensão (SAG)

Uma queda de tensão de curta duração, também chamada de “SAG”, pode causar um decréscimo temporário entre 10 e 90% no valor eficaz da tensão do sistema, podendo permanecer por um período de meio ciclo até 1 minuto. Este evento ocasiona falhas nos processadores dos equipamentos eletrônicos industriais como PLC, inversor, servo acionamento, IHM e outros. Outro problema sério é a perca de dados armazenados em memórias voláteis. Isso pode parar um processo por completo ou mesmo toda a fábrica dependendo do dispositivo que foi afetado.

As origens desses problemas são variadas, incluindo eventos como descargas elétricas, tempestades de vento, falhas nos dispositivos de proteção, energização de grandes cargas, partida de grandes motores e pela corrente de magnetização de um transformador.

FIGURA 01 – SAG

Elevação de tensão (SWELL)

Uma elevação de tensão de curta duração, também chamada “SWELL” pode causar um acréscimo temporário entre 10 e 80% no valor eficaz da tensão do sistema, com duração entre meio período e um minuto. São potencialmente destrutivos, resultando na degradação ou queima dos componentes dos equipamentos. As causas internas são as perdas ou súbitas mudanças da referência de terra, abruptas interrupções ou decréscimo no consumo de corrente por cargas indutivas e chaveamento de grandes bancos de capacitores. Externamente um agente causador disto são as descargas atmosféricas induzidas.

Os efeitos são danosos para a empresa, dentre eles: Sobretensão nos equipamentos que podem sofrer danos como queima de circuitos eletrônicos, explosão de capacitores por sobrecarga, acionamento de dispositivos de proteção (fusíveis, disjuntores, reles de sobretensão) e consequentemente qualquer efeito destes impacta diretamente na produção.

FIGURA 02 – SWELL

ABB Power Protection – Soluções para Qualidade de Energia

A ABB oferece um portfólio exclusivo de produtos de condicionamento e conversão de energia. Estas soluções são altamente confiáveis ​​e econômicas, projetadas especificamente para resolver problemas de qualidade de energia e estabilizar redes. O portfólio abrange diversas aplicações, desde data centers, alimentos e bebidas até proteção completa de plantas industriais, da costa ao navio e micro redes.

Solução para SAG/SWELL – PCS100 AVC-40

O PCS100 AVC-40 é um condicionador ativo de tensão. Consiste em um equipamento de dupla conversão, que não utiliza armazenamento de energia. Em vez disso, o sistema injeta uma tensão corretiva por meio de um transformador conectado entre a carga e a rede elétrica. Essa configuração resulta em uma solução muito eficiente para fornecer correção de tensão, com risco muito reduzido de impactos para a carga.

O AVC-40 não requer baterias, pois utiliza a própria energia da concessionária para fazer a correção de tensão durante os eventos SAG e SWELL, sejam estes contínuos ou de curta duração. Do mesmo modo o equipamento também oferece proteção contra desbalanceamentos de fase. Possui baixo custo de manutenção por não incorrer nos altos custos associados à manutenção de bancos de baterias.

– Sem armazenamento de energia (sem baterias) desenvolvido para cargas industriais;

– Correção contínua de Tensão +/- 10%;

– Correção de afundamentos de tensão até 40% (30 segundos);

– 98% de eficiência energética;

– Faixa de tensão: 208V a 480V;

– Faixa de Potências: 150 a 3600 Kva;

– Correção de desbalanceamento e ângulo de fases;

– Tempo de detecção de variações < 250 us;

– Correção completa em 8 ms;

A Safety Control agradece sua atenção!