Soft-starter: a solução para partidas e proteção do seu motor elétrico.
As soft-starters aumentam a vida útil de um motor, protegendo-o do estresse elétrico através da otimização da corrente de partida que, com os métodos de partida convencionais, exercem um pico de corrente sobre o motor, o que pode causar danos ao seu equipamento.
Este produto conta com recursos internos de proteção do motor, a instalação é simples e pode reduzir o tempo de montagem e inicialização.
A soft-starter conta com um contador de bypass e uma proteção contra sobrecarga, o que faz com que o equipamento possua uma longa vida útil.
Além disso, existem muitos recursos específicos como o controle de torque, modo de limpeza da bomba e muitos outros recursos dos quais permitem que você faça mais do que uma simples partida suave.
Como funciona uma soft-starter?
A soft-starter é um dispositivo eletrônico composto por pontes de tiristores (SCR’s) que são acionadas por um circuito eletrônico e têm como finalidade controlar a tensão de partida do motor, bem como sua desernegização.
Dessa forma, a energização e desernegização do motor acabam sendo suavizadas, já que a soft-starter substituí os modos de ligação estrela-triângulo tradicionais, as chaves compensadoras e a partida direta.
Usando essa ferramenta é possível limitar a corrente de partida, evitando os picos de corrente, além de possibilitar a partida e a parada suave e também promover a proteção do sistema.
Para que uma partida suave seja obtida é preciso de um torque de partida reduzido no motor. Para isso, será necessário controlar a tensão aplicada no motor.
Para isto, o uso de uma ponte de tristoles (SCR’s), regulador de tensão e uma unidade de controle eletrônico se fazem necessários, no entanto, a soft-starter conta com todos esses componentes internamente, o que faz com que apenas ele precise ser utilizado.
Como usar uma Soft-starter?
Geralmente a soft-starter é usado para partidas de motores de indução CA (corrente alternada) tipo gaiola.
Com isso, o dispositivo pode substituir as partidas mais convencionais, como: partidas estrela-triângulo, chave compensadora e direta.
Por conta disso, suas principais aplicações são:
- Compressores de ar e refrigeração;
- Ventiladores, sopradores e exaustores;
- Bombas centrífugas (saneamento, irrigação, petróleo);
- Misturadores e aeradores;
- Serras e plainas (madeira);
- Fornos rotativos;
- Britadores e moedores.
Além de tudo isso, esse dispositivo serve para substituir os pontos de partida de todos esses equipamentos.
Clique aqui para ver modelos de soft-starters compatíveis com sua necessidade.
Benefícios de usar uma Soft-starter e suas utilidades
Existem diversos benefícios em usar uma soft-starter e eles vão desde a sua instalação, até o seu funcionamento na fábrica.
Conheça alguns dos benefícios e utilidades da soft-starter:
- Corrente de partida reduzida e menos estresse elétricos no motor e na rede;
- Rápido e fácil de instalar com um tamanho reduzido;
- Desgaste mecânico reduzido nos equipamentos;
- Economia de energia;
- IHM, Entrada para PT100/PTC, Saída Analógica;
- Recursos avançados para aplicações em bombas hidráulicas.
- Software gratuito para especificação do modelo correto para a aplicação, o proSoft:
- SofstarterCare, serve para o comissionamento da linha intermediária e a avançada
- PSTX Simulator: simula a soft-starter PSTX em nosso computador, possibilitando acesso a todos os menus e parâmetros, permitindo assim uma simulação de partida com carga e alarmes, servindo como um “test-drive” antes da compra (clique aqui para acessar o simulador).
Saiba mais sobre as aplicações da PSTX:
Frenagem do motor pela Soft
Limpeza de bomba automática
Eliminador do Golpe de aríete
Além disso, existem outras vantagens de usar esse dispositivo:
- Ajuste de tensão de partida por um tempo pré-determinado;
- Partida eletrônica fazendo com que a corrente tenha uma performance melhor do que as outras;
- Proteção contra falta de fase, sobrecorrente e subcorrente;
- Pulso de tensão na partida para cargas com alto conjugado de partida.
Principais características de uma soft-starter
Como pudemos ver, esse é um dispositivo que conta com diversas funcionalidades. Clique aqui para ver alguns modelos de soft-starter.
E não podemos nos esquecer de suas principais características, que são:
- Rampas de tensão e aceleração: as chaves dessa ferramenta têm uma função que é ativada através do controle da variação do ângulo de disparo da ponte de tiristores, enquanto gera uma tensão eficaz e gradual na saída da mesma;
- Rampa de tensão de desaceleração: usando uma soft-starter existirão duas possibilidades para que a parada do motor seja executada e elas são por inércia, ou controlada;
- Kick Start: a soft-starter também aplica uma tensão maior no motor para que as cargas de partida não exijam um esforço extra do acionamento;
- Limitação de corrente: esse dispositivo também é responsável por fornecer somente a corrente necessária para que seja executada a aceleração da carga;
- Pump control: essa função é usada para a aplicação de partida em sistemas de bombeamento;
- Economia de energia: uma soft-starter oferece uma otimização de energia simplesmente alterando o ponto de operação do motor. Essa função quando ativada reduz a tensão aplicada aos terminais da máquina.
Proteções de uma soft-starter
Assim como qualquer outro dispositivo, a soft-starter também conta com proteções de segurança das quais evitam o mau funcionamento das suas aplicações ou problemas para a empresa.
Algumas das suas proteções atuam nas seguintes ocasiões:
- Sobretemperatura nos tiritores (medida no dissipador);
- Sequência de fase invertida;
- Falta de fase na rede;
- Falha nos tiristores;
- Erro de programação;
- Sobrecorrente imediata de saída;
- Subcorrente imediata;
- Sobrecarga na saída.
Com essas informações podemos concluir que a soft-starter pode ser usada para resolver problemas de picos de corrente de partidas em motores, trancos e até mesmo fazer toda a proteção do sistema ligado aos equipamentos.
Por conta de todas essas funcionalidades e benefícios a soft-starter é muito utilizada, assim como os inversores de freqüência. Também confira todos os nossos modelos e soluções clicando aqui.
Antes de instalar esse tipo de equipamento, se certifique de conhecer todas as informações do dispositivo, para que assim possa escolher a melhor opção para sua empresa e a forma mais segura para realizar este processo.
Comentário