Em projetos de cabeamento físico, conexões confiáveis são fundamentais. uma conexão refere-se ao ponto onde dois ou mais cabos ou dispositivos são interligados para permitir a transmissão de dados, energia ou sinais elétricos. Essas conexões podem ser feitas por meio de conectores, emendas, terminais ou patch panels, dependendo da aplicação. Aqui vamos falar sobre os conectores com grau de proteção mais elevado, os conectores IP68/IP69 e para quê servem.

Os Inimigos dos Conectores

Conectores instalados em ambientes industriais ou externos enfrentam desafios críticos. Entre os principais fatores que comprometem o desempenho estão:

  • Umidade: Conectores de todos os tipos, incluindo até mesmo as tomadas de força, podem ser inutilizados pela presença de umidade. A umidade, na presença de uma atmosfera que contenha substâncias corrosivas, pode corroer os contatos , não é simplesmente presença da água que deve ser evitada, mas o que ela pode trazer dissolvido. Os conectores usados nesses ambientes devem ter seus contatos protegidos, evitando que recebam jatos de água quando da lavagem do local ou mesmo respingos, originários de processos ou outras fontes.

Oxidação causada por exposição.

  • Temperatura extrema: Nos ambientes hostis, como uma planta industrial, uma estação de telecomunicação ao ar livre ou um trem, a temperatura pode alcançar valores muito mais altos do que os encontrados em outros ambientes. Assim, os conectores especificados para operar na faixa doméstica ou comercial não servem para essas aplicações.

Os limites estabelecidos para os conectores comuns de -25º C a +85º C certamente não se aplicam a esses ambientes.

Aplicações em Fundições.

  • Vibração constante: Quando submetidos a vibrações constantes os contatos podem ter suas superfícies desgastadas, apresentar rachaduras e até mesmo quebrarem. As rachaduras levam a maus contatos que provocam o funcionamento intermitente do sistema, e as superfícies desgastadas dos contatos normalmente protetoras, expõem o material a uma corrosão mais rápida.

Aplicações em ferrovias.

  • Corrosão: Em um ambiente em que se trabalhe com materiais que produzam emanações corrosivas, corre-se o risco dessas emanações chegarem até os conectores. Se eles forem expostos, certamente a corrosão ocorrerá reduzindo sua vida útil e causando falhas ou interrupções de funcionamento em pouco tempo. A corrosão pode avançar de tal modo a atingir o próprio cabo e sua blindagem, afetando ainda mais o sistema. Para esses casos, deve-se garantir que os conectores sejam protegidos, além de serem fabricados com materiais que não sejam atacados por essas substâncias. Já tratamos disso quando falamos da água, pois os corrosivos normalmente vêm dissolvidos nela ou ainda na forma de emanações que atuam de forma mais intensa num objeto molhado.

Aplicação em setor alimentício.

Tipos de Conectores mais utilizados:

  • Conectores plugáveis: como USB, HDMI ou RJ45, que são os mais comuns no dia a dia, facilitam conexões rápidas.
  • Conectores de emenda: são usados para unir cabos de forma segura, protegendo contra umidade e poeira.
  • Conectores circulares: Comumente utilizados em sensores e atuadores, oferecem alta resistência mecânica e proteção contra interferências.
  • Conectores modulares: Permitem configurações personalizadas, sendo ideais para sistemas que exigem flexibilidade na conexão.
  • Conectores de potência: Robustos, projetados para suportar altas correntes e tensões, usados em motores e equipamentos de grande porte.

A norma ABNT NBR IEC 60529:2017 define os graus de proteção (IP) para garantir segurança. Abaixo temos a tabela com as descrições para compreendermos:

Tabela O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto. Tabela O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Tabela O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Aplicações Reais

Os conectores Techno se destacam nos seguintes setores:

  • Automação industrial: Utilizado para conectar sensores e atuadores em sistemas de controle, garantindo uma transmissão segura de sinais elétricos.
  • Iluminação industrial e pública: Aplicado em luminárias externas e sistemas de iluminação LED, oferecendo proteção contra umidade e poeira.
  • Energia e infraestrutura: Empregado em painéis elétricos e sistemas de distribuição de energia, garantindo conexões seguras e duráveis.
  • Setor naval e transporte: Usado em embarcações e veículos industriais, onde a resistência à água e vibrações é essencial.
  • Instalações em ambientes agressivos: Ideal para locais sujeitos a variações térmicas, exposição a produtos químicos e condições extremas.

Soluções da Safety Control

A escolha do conector exige certo conhecimento técnico como você pôde conferir neste blog, demanda uma análise cuidadosa das condições operacionais, das características do material e dos requisitos específicos do processo. A Safety Control oferece suporte especializado e um portfólio completo de soluções IP66/IP68/IP69K, ideais para ambientes agressivos, e estamos prontos para ajudá-lo a dimensionar a tecnologia mais adequada para a sua aplicação!