Uma atmosfera explosiva é caracterizada pela mistura, em condições atmosféricas normais, de substâncias inflamáveis na forma de gases, vapores, névoas ou poeiras, que, após a ignição, podem propagar a combustão por toda a mistura não queimada.

Qualquer área em que existe a possibilidade de ocorrência de explosões é considerada uma atmosfera explosiva. Por isso, o ambiente de trabalho deve ser o mais seguro possível para evitar uma ampla gama de acidentes. Além disso, a formação contínua dos funcionários é fundamental, pois eles precisam saber como agir em caso de incidentes.

A automação dentro dessas áreas requer equipamentos de automação certificados Ex (à prova de explosão) para garantir a segurança. Essas atmosferas são normalmente associadas a indústrias como petróleo e gás, processamento químico e mineração, no entanto, atmosferas explosivas podem ocorrer praticamente em qualquer lugar, pois combinações inflamáveis ocorrem em muitas indústrias, todos os dias, mesmo onde você não imagina. Essas combinações perigosas também ocorrem diariamente em muitos outros setores, como na indústria têxtil ou na produção de energia regenerativa de matérias-primas sustentáveis.

Felizmente, o conhecimento técnico combinado com a inovação permite o uso de equipamentos modernos que podem desempenhar essa função em áreas sujeitas a contaminação ou explosões.

Equipamentos com certificação Ex são projetados e testados para evitar fontes de ignição e minimizar o risco de explosões. É importante saber que não só os equipamentos, mas toda a instalação deve ser adequada à categoria de risco de determinada área industrial.

São tipos comuns de equipamentos de automação com certificação Ex:

1) Sensores certificados Ex, usados em áreas perigosas, como sensores de temperatura, sensores de pressão e detectores de gás. São projetados para operar com segurança em atmosferas potencialmente explosivas.

Neste item podemos contar com a ampla variedade de sensores indutivos certificados Balluff, atendendo a diferentes categorias das certificações ATEX e IECEx, inclusive com opção de interface NAMUR.

sensores indutivos certificados Balluff

Categoria Ex

ATEX: 3D (EPL Dc) – IECEx: EPL Dc – ATEX: 3G (EPL Gc) – IECEx: EPL Gc

Classe de proteção

IP67

Certificação/conformidade

CE – IECEx – ATEX – WEEE

2) CLPs e Acopladores de Rede certificados Ex , projetados para atender aos padrões de certificação Ex incluindo recursos como maior proteção do gabinete e módulos de entrada/saída intrinsecamente seguros.

A Wago, um dos fabricantes de automação que mais cresce no mundo, tem soluções dedicadas para esse segmento, com equipamentos totalmente certificados para atender requisitos de instalação nas zonas 0, 2, 20 e 22. Desde os bornes com conexão à mola, adequados e certificados para as zonas 2 e 22, até as fontes com barreira intrínseca, que por serem instaladas no barramento do controlador, antes dos cartões Ex, economizam tempo, infraestrutura e recursos. A linha fica completa com os cartões Ex de entradas e saídas digitais, analógicas, de medição de temperatura e até ProfiSafe!.

Minidisjuntor ABB

3) Motores e acionamentos com certificação Ex, para evitar faíscas ou superaquecimento.Podem ter características como: invólucro selado, ventilação especial ou invólucro à prova de explosão.

Ninguém melhor que a ABB, maior fabricante de motores elétricos do mundo, para fornecer motores confiáveis e com toda as certificações que as áreas classificadas exigem.

Minidisjuntor ABB

Válvulas e atuadores com certificação Ex, projetados para operar de forma segura e confiável em áreas classificadas.

A Metal Work, fabricante italiana com fábrica no Brasil, possui certificação ATEX para diversos modelos de cilindros, válvulas, unidades de tratamento de ar e garras pneumáticas.

Minidisjuntor ABB

Há ainda uma série de outros equipamentos e componentes de infraestrutura dedicados para áreas explosivas, como:

– Caixas de junção certificadas Ex, projetadas para evitar a liberação de energia elétrica que poderia inflamar uma atmosfera potencialmente explosiva.

– Luminárias Ex, incluindo sistemas de iluminação geral e de iluminação de emergência.

– Painéis certificados Ex, projetados para conter qualquer explosão potencial, protegendo a área circundante.

– Cabos e fiação certificados Ex, projetados para evitar a propagação de faíscas ou calor.

Ao selecionar equipamentos de automação com certificação Ex, é essencial considerar a classificação específica da área perigosa, o tipo de substâncias perigosas presentes e o nível de proteção exigido. Diferentes regiões e países podem ter seus próprios padrões e certificações para equipamentos Ex, por isso é importante ficar atento se os equipamentos atendem à legislação e consultar especialistas em proteção contra explosão para garantir a segurança e a conformidade nesses ambientes.

Além de todas as preocupações com as instalações elétricas e de automação das áreas classificadas, deve-se também utilizar uma abordagem cuidadosa e segura para garantir que colaboradores e equipamentos sejam protegidos, incluindo medidas estratégias gerais como: controle de acesso, monitoramento, detecção e prevenção de intrusões, rastreamento de ativos, controle ambiental, auditoria regular, treinamento e conscientização de funcionários, entre outros.

A Safety Control desempenha um papel de excelência no fornecimento de soluções para áreas explosivas, concebidas com total comprometimento à segurança. Elas são formuladas para anular ou minimizar os perigos vinculados a ambientes que possuem gases, vapores e poeiras inflamáveis. Através da aplicação de tecnologias pioneiras, a Safety Control assegura soluções duradouras e confiáveis, oferecendo vantagens significativas para os clientes operando em áreas explosivas. Proteger sua equipe e seu negócio contra o risco de explosões é uma prioridade, não importa o setor em que você atue. Ficar atento e investir em medidas preventivas pode salvar vidas e preservar o sucesso de sua empresa.