Vamos falar um pouco sobre esta alternativa à termometria tradicional e como ela pode ajudar a eliminar riscos e a reduzir custos no processo produtivo. Sem falar que se trata de uma inovação tecnológica.

Tradicionalmente, a termometria é executada e registrada manualmente através de câmeras termográficas ou medições pontuais em componentes e equipamentos elétricos.

Embora a termografia continue sendo um método eficiente para obter uma visão geral do aquecimento, sobretudo em painéis elétricos, existem algumas limitações importantes, tais como:

– Exposição de pessoas às áreas energizadas da fábrica, o que representa um risco principalmente em circuitos de média tensão;

– As anotações ficam mais sujeitas a erros de registro e extravio, além de consumir mais mão-de-obra e tempo para posterior análise ou digitalização dos dados;

– Em geral, as medições são realizadas semanalmente, quinzenalmente ou até mensalmente, deixando que ativos críticos para o processo fiquem sem monitoramento por um longo período.

INOVAÇÃO TECNOLOGICA

É nesse contexto que a termometria remota se apresenta como um método mais inteligente e confiável, para monitorar e registrar de forma automática as variações de temperatura em barramentos, conexões de baixa e média tensão, carcaças de equipamentos, etc.

Esse conceito utiliza sensores de temperatura que ficam permanentemente acoplados aos pontos mais críticos do painel ou outros ativos sujeitos a aquecimento, enviando dados periodicamente para um sistema que monitora e disponibiliza os valores para a rede industrial.

-Senso assim é capaz de  Coletar informações de temperatura de forma remota. Reduzindo assim a infra estrutura, pois os sensores são Wireless, possuindo disponibilidade dos dados em rede. E também uma redução significativa de custos com empresas de medição de termometria periodicamente, Redução de risco de colaborador durante as medições. Implementação de uma nova tecnologia (inovação tecnológica).

A Safety Control é provedora de uma tecnologia pioneira para termometria remota com sensores wireless. É isso mesmo!

Agora você pode monitorar a temperatura de qualquer superfície entre -50ºC e +125ºC com sensores alimentados por bateria ou efeito hall, fixados por abraçadeira ou com base magnética.

Adequados para uso indoor ou outdoor, esses sensores são muito práticos de se instalar e configurar.

Devido à frequência de rádio de 470MHz, o raio de alcance pode chegar a 150 metros em área aberta. E com o intervalo de transmissão a cada 5 minutos, a durabilidade é de no mínimo 5 anos sem necessidade de troca da bateria.

O aparelho concentrador, responsável por receber os valores das medições, é capaz de se conectar a até 60 sensores simultaneamente, sendo possível configurar alarmes individuais para limites de temperatura em cada sensor. Todas os valores de temperatura atual e configurações dos sensores ficam acessíveis na tela do concentrador e também na rede RS-485.

BENEFÍCIOS DESSA SOLUÇÃO

Os benefícios são vários, mas vamos destacar alguns:

Com essa solução você pode identificar e reparar avarias elétricas, além de evitar manutenção corretiva, e como a segurança vem sempre em primeiro lugar, a solução oferece a Redução do risco de incêndio, consequentemente evita paradas inesperadas das máquinas, garantindo assim a produtividade.

COMO FUNCIONA?

A imagem abaixo representa um exemplo dessa funcionalidade, utilizando os sensores, e transferindo a informação para o concentrador de forma wireless, e do concentrador para o PLC Wago em Modbus RTU.

O Wago recebe esta informação e envia diretamente para o supervisório em qualquer protocolo de comunicação previamente definido.

E como a Safety Control é especialista na integração de diferentes equipamentos, temos também soluções preparadas para armazenar histórico de registros, gerar gráficos, planilhas, ou mesmo disponibilizar os dados de temperatura em redes industriais como Profinet, EtherNET/IP, Modbus-TCP, entre outros.

Todos esses recursos fazem da Termometria Remota uma forma mais prática, segura e eficiente para monitorar a temperatura de pontos críticos em painéis elétricos, subestações e outros equipamentos.

Ou seja, é inovação tecnológica, é solução!

Gostou desse conteúdo?

Conheça mais sobre os sensores clicando aqui.