DIFERENÇAS ENTRE UTR E CLP

UTR é uma sigla que significa Unidade Terminal Remota ou do inglês, RTU – Remote Terminal Unit. Trata-se de um recurso computacional inserido para otimizar a produção de energia. Também pode ser entendida como uma versão mais potente de um Controlador Lógico Programável (CLP), com maior capacidade de processamento e memória para comportar diversos processos sem intervenção humana, podendo se conectar a diferentes equipamentos eletrônicos para monitorar, controlar e supervisionar os processos, adquirindo dados, interpretando e agindo quando necessário.

Embora o hardware se assemelhe muito a um CLP industrial, as UTRs são tipicamente utilizadas para controle de processos ligados à geração, transmissão e distribuição de energia, além de terem maior resistência a altas temperaturas e ruídos e distúrbios elétricos. Os CLPs, por sua vez, são utilizados em diferentes processos dos mais variados segmentos da indústria, mas normalmente não requerem características físicas tão exigentes.

Outra diferença importante é que uma UTR precisa se comunicar com os dispositivos da rede de controle e com o sistema supervisório. Assim, ela deverá contar pelo menos com uma porta de comunicação do tipo Ethernet ou Serial, suportando protocolos como MODBUS, PROFIBUS, DNP3, IEC 61850, além da possibilidade de implementar topologias do tipo anel, série, estrela, entre outras.

Além disso, é importantíssimo que uma UTR possua entradas e saídas analógicas e digitais para: receber sinais de status e alarmes de equipamentos; devolver comandos para esses dispositivos; monitorar grandezas diversas. Melhor ainda é se a topologia puder ser expandida para adicionar mais pontos de monitoramento e controle sem substituição do hardware principal.

SOLUÇÕES WAGO EM UTRs

As Unidades Terminais Remotas da WAGO auxiliam as companhias de Geração e Distribuição de Energia a controlarem suas subestações e terem de forma integrada o controle e o monitoramento do sistema utilizando o WAGO I/O System modular, que tem um longo histórico de sucesso como a plataforma. Assim, os protocolos de telecontrole (IEC 61850, IEC 60870, DNP3, Modbus®) foram adicionados aos controladores de desempenho escalável. Em combinação com a opção de programação IEC -61131-3, isto permite que todas as tarefas – tanto as tarefas de comunicação de telecontrole como as tarefas de automação da estação – sejam tratadas de forma flexível e, acima de tudo, fácil.

Aprovações internacionais garantem a operação contínua sob as condições ambientais mais desafiadoras. O sistema operacional Linux® garante máxima flexibilidade junto com a disponibilidade a longo prazo da solução de automação, levando em conta os mais rigorosos requisitos de segurança para aplicações de infra-estrutura crítica (KRITIS).

As propriedades flexíveis de comunicação e programação do sistema, combinadas com um portfólio abrangente de interfaces de I/O e bibliotecas de programação, resultam em uma abertura inigualável para a automatização de soluções em todos os setores – particularmente para redes de distribuição elétrica, gerenciamento de recursos hídricos, petróleo e gás e projetos de infra-estrutura.

VANTAGENS DAS UTRs WAGO

Interfaces de comunicação versáteis – As UTRs WAGO são compatíveis com todos os protocolos de telecontrole importantes: IEC 60870-5, DNP3, IEC 61850, Modbus®, podendo executar função de gateway (cliente/servidor) entre equipamentos de protocolos diferentes e também como ferramenta de digitalização utilizando MQTT, OPC-UA, ETHERNET industrial, etc.

Uso descomplicado – Os módulos de I/O de alta qualidade permitem projetos de nós individuais com ferramentas de configuração intuitivas e interfaces Web específicas do projeto, facilitando o comissionamento e reduzindo os custos do ciclo de vida. O potencial se expande com o ambiente livremente programável da norma IEC 61131-3 e com a aplicação direta de micro serviços Linux, como Docker, Nodered, etc.

Aprovações concedidas para a automação de subestações – Atendem às condições ambientais mais rigorosas de acordo com a IEC 60255 e possuem conformidade de protocolo certificada (GL_DNV, KEMA). Essas certificações são fundamentais para garantir uma longa vida útil de produto e serviço, e um desempenho da CPU escalável para tarefas complexas.

Absolutamente seguro e confiável – Atendem aos mais altos padrões de segurança para garantir maior tempo de funcionamento do sistema e integridade dos dados (ISO27000). Firmware reforçado para “infra-estrutura crítica” (auditável) + atualizações remotas de firmware. Firewall Onboard e funcionalidade VPN.