Ultimamente, com os avanços da tecnologia e da forma como a usamos para melhorar e agilizar a nossa rotina, alguns produtos e sistemas surgem para serem aliados dessa melhora significante. Entre as opções disponíveis no mercado, hoje já existe uma que é fundamental para indústrias e empresas que trabalham com máquinas de produção intensa e diária, que precisam de algo que acrescente ainda mais na produtividade.

Como é o caso do Datalogger. O datalogger é um aparelho de coleta de dados que conta com o sistema MultiLogger, ou seja, uma plataforma de gerenciamento de dados versátil e integrada, concebida para relacionar produtividade e consumo de energia.

Com uma interface intuitiva, coleta os dados através do datalogger e apresenta informações em tempo real sobre produção, qualidade, disponibilidade, falhas, consumo e eficiência energética. Também gera relatórios pré-determinados e envia por e-mail, e funciona de forma independente do processo e do controle da máquina e foi desenvolvido para trabalhar em qualquer ambiente.

Vale lembrar que possui protocolos de comunicação TCP/IP e Ethernet/IP incorporados ao sistema, podendo assim se comunicar com outras plataformas e ferramentas de Business Intelligence.

 

 

Afinal, o que é um Datalogger?

Apesar de parecer um nome não muito conhecido, em algum momento você poderá se deparar com um produto chamado datalogger, ainda mais se trabalhar com processos e automação industrial. Em linhas gerais, o datalogger é um Sistema de Coleta de Dados Industrial, com Controle de Gerenciamento de OEE, dados de Produção por Turno, Controle de Meta x Realizado e muito mais.

Podemos considerar o datalogger como um sistema que mede o consumo de energia por peça produzida, ou seja, dentro do turno de produção de uma indústria, os funcionários poderão analisar quantas peças foram produzidas e qual foi o consumo de energia desta
produção.Datalogger

É possível, ainda, dizer que o datalogger é um sistema de coleta de dados independente, utilizado para monitorar o status de uma máquina de produção em uma indústria, independente do operador da mesma.

Esse tipo de equipamento oferece a opção de obter a documentação completa, como é geralmente necessário para o controle de qualidade comprovada, a fim de oferecer um registro detalhado de cada máquina a ser mensurado seus resultados.

Por fim, vale ressaltar que com este tipo de sistema, é possível controlar e apontar o tempo de parada de máquina, ou seja: se dentro das 8 horas de produção a máquina ficou produzindo 5 horas, nas outras 2 horas ficou em parada para a manutenção e a última hora ficou em emergência/stop, o datalogger consegue identificar.

 

Como funciona o Datalogger?

Cada vez mais utilizado pelas indústrias, o datalogger é um equipamento eletrônico que registra e coleta dados e informações tais como umidade e temperatura de um determinado local, através de contagem de pulso, emitida pelo equipamento da coleta de dados.

DataloggerEm linhas gerais, o datalogger possui uma unidade de memória que é capaz de reter dados e consegue se comunicar com um computador ou laptop por meio de softwares específicos para esse objetivo. O equipamento tem a função de coletar dados em campo e armazená-los para posterior leitura e verificação, para conhecer o real funcionamento da máquina a qual será inserido, onde terá suas grandezas físicas medidas.

 

Onde este tipo de equipamento pode ser usado?

Indicado para os mais diversos fins e indústrias que precisam de uma automação industrial, vamos usar um exemplo clássico de onde o datalogger é utilizado. Já reparou que, em algumas empresas e indústrias, certas mercadorias necessitam de um controle maior da temperatura e umidade durante todo o trajeto? Caso positivo, saiba que este processo envolve desde a retirada na empresa distribuidora até a entrega final ao cliente.

Entre essas mercadorias citadas, podemos usar como exemplo as vacinas. Funciona da seguinte maneira: uma transportadora é contratada para levar uma carga de vacina para uma determinada empresa. Por esta razão, o datalogger é então colocado junto com a mercadoria e ao chegar ao destino, o recebedor verifica as informações de temperatura e umidade para ver se não houve nenhum estrago.

Exemplos desse tipo de mercadoria são cargas de vacinas, sorvetes, picolés e carnes. A temperatura não ideal pode condenar totalmente o uso do produto, sujeitando em prejuízos às empresas. Para esse controle é usado o Datalogger, um aparelho eletrônico que registra as informações e mantém a temperatura e umidade adequada, para análise em um segundo momento.

Entretanto há, ainda, vários ambientes de trabalho em que o registro de dados constante e confiável é relevante para parâmetros como temperatura ou umidade. Protocolos dos dados comprováveis e completos são obrigatórios na indústria de alimentos. Ao mesmo tempo, o monitoramento constante de dados serve para detectar áreas e pontos problemáticos ainda em um estágio iniciais.

Com um datalogger, a empresa terá em mãos um equipamento que torna possível medir e coletar os dados com precisão em pouco tempo. Alguns datalogger possuem, inclusive, uma saída USB, o que torna a leitura ainda mais fácil, uma vez que o volume de dados pode ser lido diretamente no PC e avaliado usando o software apropriado.

Um DataLogger, especialmente os que contém essa leitura feita por um sistema que pode ser usado em pc, convence pelas seguintes funções:

 

  • Fácil manuseio – uso estacionário ou móvel
  • Registro dos dados de forma precisa
  • Ciclo de medição ajustável
  • Rápida conexão ao PC
  • Outros recursos como datalogger para impactos

 

Precisa fazer medições ininterruptas? Então, aposte no Datalogger como a solução ideal para você!

Não, você não leu errado: Se você é obrigado por lei a fazer relatórios de medições periódicas, então um datalogger USB é uma opção interessante. Os equipamento podem ser usados em diversos ambientes.

Dependendo do design, os coletores de dados com saída USB podem ser usados tanto em temperaturas muito altas, como em muito baixas. Muitos dos registradores de dados permitem gravar vários parâmetros: temperatura, pressão do ar, detecção de gás. A memória interna deve ter, de preferência, capacidade de armazenamento de dados de medição suficiente para o intervalo de tempo desejado.

Hoje em dia, equipamentos portáteis de medição de todos os tipos permitem que os dados de medição possam ser impressos diretamente no local. Isso não é possível para medições de longo prazo.

Os dataloggers, dessa forma, oferecem a possibilidade de armazenar os dados. Os valores atuais podem ser lidos diretamente no display. As luzes servem para sinalizar a presença de problemas ou irregularidades durante todo o tempo de medição, uma vez que, por exemplo, valores-limite definidos pelo usuário podem ser excedidos.

Datalogger

Para alcançar sua capacidade operacional, mesmo naqueles ambientes mais exigentes, é importante que os dataloggers ofereçam os seguintes recursos:

 

  • Resistência ao calor e ao frio
  • Acabamento robusto
  • Pelo menos à prova de respingos d`água
  • Longa duração da bateria

Dessa forma, caso queira escolher um datalogger para medição temperatura e umidade, é importante saber onde ele será utilizado, uma vez que a exatidão das medições podem ser muito mais importante em algumas áreas do que em outras.

Ou seja: se você quiser usar o equipamento de coleta de dados apenas para assegurar de que a temperatura ambiente está adequada, como por exemplo, em câmaras frigoríficas, a exatidão da temperatura não será tão importante. Mas, entretanto, para a mantimento da cadeia de frio, os valores precisos da temperatura são particularmente importantes.

Por fim, se o interesse é apenas medir os valores da temperatura ambiente em escritórios, por exemplo, é suficiente obter valores que não ofereçam uma precisão decimal. Porém, a exatidão das medições é um ponto relevante na hora de escolher um equipamento adequado. De qualquer forma, em muitas áreas, os dados medidos pelo coletor de dados devem ser guardados durante um longo período de tempo. Dessa forma, a duração da bateria desempenha um papel crucial.

O mesmo serve para o sinal emitido pelo datalogger quando a energia da bateria estiver chegando ao fim. Alguns equipamentos são capazes de armazenar os dados, mesmo se a bateria acabar. Neste caso, não será possível continuar a medição. Justamente por isso, é importante que o aparelho informe, em tempo hábil, quando for necessário trocar a bateria.

Agora, caso você esteja interessado neste tipo de equipamento, saiba que eles estão disponíveis em diferentes versões. Você pode encontrar um datalogger para temperatura ideal para o uso pretendido, que se encontra à sua disposição com soluções de baixo custo para efetuar medições da temperatura e umidade a longo prazo sem problemas. Você encontrará versões com alta proteção dos dados, garantidos mesmo se a bateria acabar.

Ao escolher o seu datalogger para temperatura, você pode comparar online os diversos modelos e suas diversas características. Todos os equipamento são altamente apropriados para o uso profissinal.

 

Precisa medir a umidade? O Datalogger também te ajuda!

Você já deve ter reparado que, em algumas áreas, a condições atmosféricas podem ser

muito relevantes e exercer uma grande influência. Durante o transporte ou durante o armazenamento de mercadorias, é necessário observar o desenvolvimento dos dados ambientais para que uma rápida reação em caso de variações significantes seja possível.

E isso só pode ser medido através de um datalogger de umidade, onde ele irá analisar estes dados para entender como deverá manter uma climatização adequada. O bem-estar das pessoas depende exclusivamente da temperatura e da umidade e, por esta razão, a busca por registradores de umidade está cada vez maior.

Os coletores de dados de umidade são capazes de medir estas variáveis durante um certo intervalo de tempo. Em seguida, os dados medidos são guardados em um arquivo. Existem registradores de dados exclusivos para medir e armazenar dados da temperatura e da umidade, assim como há equipamentos capazes de efetuar ambas medições.

De certo modo, a questão de quais principais características um datalogger de umidade deve apresentar irá depender da área que ele será usado.

Mas o que isso quer dizer?

Bom, se você deseja verificar as condições ambientais de produtos sensíveis, supervisionar uma cadeia de frio ou monitorar o transporte de mercadorias, será imprescindível dispor de valores de medição precisos.

Agora, se você planeja o controle de áreas como escolas ou escritórios, pequenos desvios dos valores medidos não vão significar problemas. Por isso, a exatidão dos aparelhos de medição podem limitar a escolha.

De qualquer modo, independente do tipo de uso, os armazenamentos de dados e a repetitividade das medições são particularmente importantes. O armazenamento deve ser feito, mesmo se o aparelho ficar sem energia por longo período de tempo. Apenas desta forma, a análise dos dados obtidos poderá ser garantida.

Sendo assim, ao procurar por um aparelho, vale a pena ter em conta a durabilidade da bateria. Além disso, deve se verificar se o equipamento é capaz de emitir um sinal sonoro quando a bateria precisar ser recarregada.

É importante ressaltar, então, que o monitoramento de algumas áreas exige uma enorme responsabilidade. Os resultados das medições devem ser controlados e comparados em um curto intervalo de tempo para não acarretar danos às mercadorias ou produtos. Assim, os registradores de dados de medição podem assumir essa responsabilidade, já que verificam os dados de forma exata e são capazes de emitir um sinal sonoro se ocorrer alguma transgressão de valores.

Estes aparelhos são ideais para um ótimo controle da umidade de materiais, assim como da umidade relativa do ar. Você tem ainda a possibilidade de solicitar um modelo que permita uma visão geral dos desenvolvimentos dos valores medidos.

Também existem diferenças de acordo com tamanhos e características dos modelos. Datalogger para temperatura e umidade com saída USB, assim como com conexão WiFi, também são muito práticos.

Não se esqueça que este tipo de aparelho é de fácil manuseio e configuração, uma vez que são projetados de maneira que se possa recarregá-lo rapidamente e utilizá-los por longos períodos. Além disso, os dataloggers oferecem um arquivo de configuração e certificado de calibração.

Ambos modelos são muito úteis quando se trata de transferir os dados de medição em formato PDF diretamente para um outro aparelho terminal, permitindo assim uma rápida análise das informações.

Os dataloggers para climatização são geralmente muito bem equipados. Existem dataloggers para temperatura, umidade relativa do ar e para pressão. Mesmo assim, a combinação com outros aparelhos dataloggers pode ser muito útil. É o caso quando se precisa verificar os níveis de gás em recintos fechados. Neste caso, pode-se utilizar tanto coletores que incluem também a possibilidade de verificar a temperatura.

Muitas vezes subestimada, porém muito relevante, é a questão dos efeitos causados pela radiação UV. Os raios ultravioleta podem ter um efeito duradouro na qualidade dos produtos e das matérias-primas e, por isso, também deve ser controlado via coleta de dados.

 

Em busca de uma medição de pressão? Aposte no datalogger!

É verdade que o datalogger pode ser usado para as mais diversas finalidades, e uma delas é para a medição de pressão, que permite um controle seguro a qualquer momento e asseguram a captura dos dados de medição de forma contínua.

As tecnologia de medição de pressão modernas permitem em geral a conexão de sondas adicionais. No display, o usuário recebe as primeiras informações sobre os valores máximos preestabelecidos, as possíveis sobrelevações destes valores como também o status da bateria.

Datalogger

 

Se o usuário quiser apenas verificar rapidamente os valores, não é necessário fazer uma transferência dos dados para um PC. Basta ler as informações diretamente no display do datalogger.

Os registradores de dados de pressão dispõem de um sensor interno para verificação da pressão absoluta como também de conexões externas para sondas medidoras da umidade e da temperatura. Ainda vêm juntos um suporte para parede, um cadeado, bateria e um protocolo para a calibração.

Para a medição da pressão absoluta, o datalogger de pressão pode ser ligado ao computador por meio de conexão USB. Desta forma, os registradores de dados facilitam o envio de dados sobre a temperatura e umidade para um computador. Com isso, pode-se realizar uma gravação permanente destes valores, assim como uma documentação contínua. Para a análise dos dados, é necessário um programa apropriado.

Dessa maneira, os aparelhos de medição de pressão são utilizados, sobretudo, em trabalhos de instalações e manutenção, principalmente quando encanações de gás e água têm que ser verificadas. É ainda interessante ressaltar que ter as medidas exatas e precisam são de grande ajuda, principalmente quando se trata de uma forma de ajudar a controlar vazamentos ou, ainda, a capacidade e o grau de desgaste.

Assim, as medidas de controle e segurança, que são prescritas por lei, podem ser realizadas de forma confiável e sem muito esforço. Por fim, vocês sabia que o datalogger para medição de pressão é muito útil para determinados usos? Isso mesmo. Principalmente porque tais registradores de impacto ou vibração servem para um ótimo monitoramento de transporte de objetos sensíveis.

Artigos eletrônicos, obras de arte, alimentos e produtos farmacêuticos são muitas vezes extremamente delicados e portanto é aconselhável efetuar um registro da pressão e das vibrações a longo prazo. Clicando apenas no botão “Start” inicia-se a captura dos dados, parando apenas ao clicar em “Stop”. Basta apenas uma rápida visão no display indicador da pressão para saber se os valores prefixados se alteraram durante o transporte.

 

Quer medir impactos com precisão? Aposte nos dataloggers para impacto.

Como nós percebemos ao longo dessa postagem, os dataloggers são aparelhos práticos de serem usados

 

e, claro, indispensáveis para os mas diferentes usos na indústria e demais empresas que necessitam de medições de dados com precisão.

Neste sentido, podemos dizer que os aparelhos projetados para registrar e armazenar dados de medição durante um determinado período de tempo possibilitam uma comparação destes valores posteriormente. Existem vários setores da indústria onde é necessário a utilização de um datalogger e, inclusive, os de medição de impacto.

Diversos fatores podem afetar a qualidade dos produtos, entre eles, as vibrações e solavancos durante todo o transporte. E por esta razão que, hoje, os registradores de impacto são especialmente projetados para registrar com exatidão estes valores. Os dataloggers identificam se os produtos sofreram com as trepidações durante o transporte e se é necessário, portanto, repetir o controle de qualidade.

A documentação contínua, que vai desde fabricação, passando pelo transporte, até a chegada ao destino, é extremamente importante para que a qualidade das mercadorias seja mantida, mesmo com impactos que podem acontecer no percurso e no transporte.

Mas, afinal, como podemos usar este tipo de equipamento para coletar dados de impacto?

Calma, que a gente te explica melhor!

Como o próprio nome já diz, o datalogger para impacto são desenvolvidos para o uso, principalmente, em espaços submetidos a constante movimento como por exemplo, contentores, caminhões e embarcações. Se produtos ou mercadorias são transportados através de algum dos meios acima mencionados, deve-se garantir que os objetos frágeis tenham um local de transporte seguro. Um dos fatores que afeta estes locais são os choques.

Alguns dataloggers para impactos oferecem a possibilidade de verificar outros fatores, como por exemplo, a temperatura e a umidade. Se você optar por um modelo apenas para registrar os choques, é conveniente completá-lo com outros aparelhos de medição.

O datalogger para temperatura e o para umidade registram os dados climáticos dos ambientes e executa uma análise das informações. O datalogger para pressão, por sua parte, pode verificar como se desenvolve a pressão em certos recintos. Estes são muito úteis para que a qualidade da sua mercadoria seja conservada.

Quando se trata de transporte de mercadorias, é importante saber, o quão a climatização pode influenciar os produtos. Se a temperatura e a umidade não desempenham um papel relevante, você pode dispensar os mencionados dataloggers.

Em muitos casos, as vibrações são suficientes para afetar a qualidade dos seus produtos. Alguns dataloggers para vibrações não são sensíveis o bastante para registrar os impactos de pouca magnitude. Nestes casos, é aconselhável escolher um registrador de vibrações eficiente.

Datalogger

Os dataloggers de alta sensibilidade são projetados para detectar e registrar até mesmo as menores vibrações. Ao optar por um aparelho, tenha atenção a quais intervalos de medição o instrumento pode operar. Observe também se é de fácil configuração. Desta forma, você terá a certeza de que as configurações dos dados e limites dos valores serão feitas através do display em um curto espaço de tempo.

Quando as mercadorias chegarem ao seu destino, os valores captados podem ser consultados diretamente no display do datalogger. Documentar as vibrações durante o transporte nunca foi tão fácil. Para você, como responsável, tudo isso é muito vantajoso. Você terá a vantagem, por exemplo, de reagir rapidamente.

Os modernos dataloggers para vibrações dispõem também de um indicador de alarme. Quer dizer, um sinal sonoro será emitido caso os valores estabelecidos sejam excedidos. Isso lhe proporcionará especialmente uma reação de forma rápida e ainda modificar as condições que estejam afetando a qualidade de seus produtos.

 

Datalogger é um aliado indispensável para captura de dados a longo prazo!

Tendo em vista que este tipo de material utilizado para coletar dados para automação industrial, é importante ressaltar que há vários ambientes de trabalho em que o registro de dados constante e confiável é relevante para parâmetros como temperatura ou umidade.

Dentre estes motivos, os protocolos dos dados comprováveis e completos são obrigatórios na indústria de alimentos, por exemplo. Isso quer dizer que, ao mesmo tempo, o monitoramento constante de dados serve para detectar áreas e pontos problemáticos ainda em um estágio iniciais.

É por esta razão que um datalogger como ferramenta para a automação industrial é fundamental, pois com ele é possível medir e coletar os dados com precisão em pouco tempo.

Graças à sua boa tecnologia e rapidez, o aparelho convence pelas seguintes funções:

  • Registro dos dados de forma precisa;
  • Ciclo de medição ajustável;
  • Fácil manuseio – uso estacionário ou móvel;
  • Rápida conexão ao PC;
  • Outros recursos como datalogger para impactos.

 

 

Datalogger para temperatura: um auxílio prático para realizar a medição da temperatura

É importante ressaltar que o datalogger é um tipo de equipamento que pode ser utilizado para os mais diversos fins. Um deles é para medir temperaturas nas áreas de empresas e indústrias, independente do segmento.

Isso quer dizer que os registradores de dados para temperatura são utilizados para monitorar a temperatura e a umidade, sobretudo, em áreas industriais, na quais estes valores desempenham um importante papel.

Dessa maneira, é fundamental diferenciar, portanto, aparelhos que são usados apenas uma vez, daqueles aplicados para uma supervisão contínua. Isso porque os aparelhos usado uma vez só são especialmente utilizados para protocolar valores em curto período de tempo.

Porém, em zonas de produção é muito importante realizar uma verificação da umidade e da temperatura a longo prazo. Ao comprar um datalogger para temperatura, deve-se ter atenção aos seguintes fatores:

  • Alta precisão,
  • Repetividade efetiva em caso de testes,
  • Alta durabilidade da bateria,
  • Baixo custo,
  • Software de alta qualidade.

Equipamento de medição de dados datalogger: sem necessidade de um trabalho adicional!

Você é daqueles que só acredita vendo? Pois, calma… estamos falando a verdade. Contar com um equipamento de medição de dados é a certeza de que você não terá gastos futuros com um trabalho adicional a longo prazo.

Datalogger

Isso vale tanto para a indústria alimentícia, para laboratórios de calibração ou qualquer outro ramo da indústria, porque se as medições tiveram que ser realizadas constantemente e regularmente, dificilmente essa tarefa será feita de forma eficiente por um funcionário.

Como assim?

Nós te explicamos: antes, quando a tecnologia não estava tão avançada, estas tarefas anteriores à automação industrial envolviam diversas pessoas. Com a globalização e o avanço das tecnologias, hoje os dataloggers para pressão, temperatura e outros valores surgiram no mercado justamente para abraçar o conceito de “menos, é mais”, uma vez que a coleta e o armazenamento de dados totalmente automatizados não exigem esforço extra de uma equipe formada por muitas pessoas.

De certo modo, a leitura de dados, hoje, pode ser feita quase que de forma aleatória, uma vez que no controle de qualidade interna ou em tarefas complexas que envolvam coleta de dados de medição, os dataloggers são uma solução eficiente e cada vez mais procurada pelas indústrias.

 

Datalogger: rápidos, leves e práticos de serem usados!

Não, você não está lendo errado. Isso quer dizer que estes aparelhos utilizados para os mais diversos fins e segmentos da indústrias são fáceis de usar e podem ser integrados imediatamente em sua rotina de trabalho diária sem a necessidade de treinamento. Você também pode contratar pessoal não treinado para lidar com essa tarefa.

Além disso, tais registradores de dados podem ser usados tanto móveis quanto estacionários, ou seja, se o seu datalogger for transportado juntamente com a mercadoria, por exemplo, o monitoramento de toda a cadeia de frio pode ser facilmente efetuado.

Seja em depósitos, em pontos de produção ou em locais de venda, os dataloggers serão de grande ajuda para a sua indústria, atuando sempre com precisão e disponibilidade em coletar todos os dados que são necessários para você fazer avaliações, relatórios ou laudos técnicos também. Vale lembrar que, após a instalação, as medições e a gravação dos dados são realizadas automaticamente.

Está vendo como um datalogger pode ser a solução para os seus problemas? Uma boa dica, sempre, é estar de olho nas atualizações e novidades do mercado de automação industrial para você ter acesso ao que há de melhor em tecnologia de coletores de dados.

Assim, sua indústria, independente do segmento e do porte a qual está inserida, nunca ficará sem coleta de dados.

 

Agora, é com você: adquira um datalogger e mude a rotina de trabalho da sua indústria!

Viu só como são diversas as possibilidades de se utilizar um datalogger em sua indústria? Seja para medir a temperatura, a umidade, a pressão ou os impactos… está mais do que na hora de você adquirir um coletor de dados e unificar as medições e registros de todos os processos das máquinas da sua empresa.

Com os dataloggers, as suas opções de controle de dados são infinitas. Aposte no que é melhor para você, sua indústria e seus funcionários, e deixa que o equipamento e sistema trabalhem por você e unifique a automação industrial.

Não deixe de apostar em equipamentos e coletores de dados de qualidade para que tudo funcione da melhor maneira e, assim, você tenha acesso aos dados que precisa e com a certeza de que tudo está dentro dos conformes.

Bons trabalhos!

multilogger