Como nós temos acompanhado aqui, nessa série de textos informativos, a automação industrial veio para mudar completamente as ações, trabalho e dia a dia de uma indústria, não é mesmo?

Atualmente, a gente consegue mensurar o tamanho da força da automação industrial com as adaptações constantes das empresas que se adaptam a ela, uma vez que precisam se renovar para encontrar seu lugar no mercado e, claro, atuar com a redução de custos, gerenciamento de energia, melhora na equipe e diversos outros pontos importantes.

E para alcançar a tal automação industrial, alguns fatores precisam ser levados em consideração para começar as mudanças dentro das indústrias. Um deles é apostar em produtos, ou seja, peças e ferramentas que são essenciais e indispensáveis para a automação ocorrer corretamente.

É o caso do disjuntor motor. Já ouviu falar?

Essa pode parecer mais uma daquelas palavras que já ouvimos ao longo da vida, mas nunca paramos de fato para saber o que significa. Graças à nossa postagem de hoje, você vai entender um pouco mais sobre o que o disjuntor motor significa, suas características, benefícios e principais aplicações e recomendações.

Por isso, vamos juntos descobrir um pouco mais sobre disjuntor motor? Acompanhe e fique por dentro das últimas novidades em soluções industriais!

 

A real definição de um disjuntor motor

O disjuntor motor é um dispositivo que combina proteção e controle para motores elétricos. Em linhas gerais, ele foi desenvolvido especialmente para o acionamento e proteção de motores elétricos.

A vantagem desse disjuntor é que ele consegue reunir funções de fusível, relé térmico e contatos em um único dispositivo. Isso ajuda muito para economizar espaço no painel de controle de seu motor.

Uma grande vantagem na utilização de disjuntores-motores é que eles proporcionam a possibilidade da partida em tensão plena, sim os mesmos suportam uma partida de 8x a 10x a corrente nominal de um motor.

Mesmo se este motor estiver submetido a um alto conjugado de partida, os disjuntores motores são fabricados para suportar essa sobrecarga momentânea durante a partida do motor, sem prejudicar a proteção eficiente do circuito.

Um disjuntor comum abriria o circuito no momento da partida, o que obrigaria um sobre dimensionamento do mesmo, fazendo com que o circuito não fique bem dimensionado, perdendo a eficiência de proteção.

Muitos fabricantes de disjuntores-motores disponibilizam os mesmos com ajuste de corrente, possibilitando uma regulagem termomagnética mais precisa para a proteção do motor, sendo assim, muitas vezes não se faz necessário o uso de fusíveis NH de proteção, desta forma o custo benefício da utilização do dispositivo de proteção pode ser mais vantajoso.

O disjuntor motor, nesse contexto, conta com uma manopla de manobra totalmente isolada das partes energizadas, pois favorece ainda mais a proteção no momento das manobras. Ainda é possível realizar o bloqueio (Consignação), do equipamento na própria manopla dos disjuntores motores atendendo as normas regulamentadoras NR12 e NR10.

As proteções contra falta de fase e sobrecargas são potencializadas, quando se realiza a instalação dos disjuntores-motores em série com um relé térmico. Essa ligação elétrica é de fácil realização sem necessidade de cabos ou demais componente, pois quando são do mesmo fabricante apresentam estrutura própria de barramentos para realizar a conexão.

Entre as principais características da linha de disjuntor motor, podemos destacar que eles possuem:

disjuntor motor

  • Proteção contra sobrecarga – classe de disparo 10 ou 20
  • Sensibilidade de falta de fase
  • Função desconectora para isolamento de segurança da instalação e do fornecimento
  • Compensação de temperatura de -25 … +60 °C
  • Correntes ajustáveis para proteção contra sobrecarga
  • Adequados para aplicações mono e trifásicos
  • Sem mecanismo de disparo
  • Manopla bloqueável

 

Os Principais pontos de proteção do disjuntor motor que você deve prestar atenção

Agora que você entende, na teoria, o que é um disjuntor motor e sua principal definição, vamos partir para outros pontos da sua importância e características.

Agora, vamos destacar os principais pontos de proteção de um disjuntor motor, que são os:

Disparadores Magnéticos

Através do disparo magnético o disjuntor-motor oferece proteção contra curto circuito, uma vez que o mesmo irá seccionar a corrente elétrica sempre que a mesma atingir 13x a corrente regulada de disparo.

Disparo Térmico

O disparador térmico é responsável pela proteção contra sobrecargas e falta de fase, seu princípio de atuação é através de materiais bimetálicos de diferente coeficiente de dilatação. Quando ocorre o superaquecimento, as lâminas bimetálicas, elas se deformam, fazendo com que o disjuntor realize a abertura do circuito.

Em projetos elétricos um disjuntor-motor tem uma simbologia específica, repare que abaixo dos contatos elétricos existem duas simbologias em série, a primeira fala que o disjuntor-motor tem uma proteção por disparo térmico e a segunda nos remete a uma proteção por disparo magnético:

Para a especificação correta dos disjuntores-motores é importante certificar-se da corrente de serviço e nominal dos motores a serem protegidos. Esses dados podem ser identificados na placa do motor e o ajuste de corrente no disjuntor-motor deve estar de acordo com a corrente de serviço, para assegurar a eficiência da proteção.

Esses disjuntores podem ser instalados e fixados facilmente em trilho DIN 35mm o que facilita sua instalação em painéis elétricos. É muito importante destacar, um erro que muitos eletricistas cometem! Ao aplicar os disjuntores-motores na saída de inversores de frequência em que os mesmos operam abaixo da frequência de rede de 60Hz, devemos buscar no mercado um disjuntor com esta especificação técnica.

disjuntor motorDessa forma, para os disjuntores-motores que atuam seus mecanismos de proteção em múltiplas frequências de trabalho geralmente são mais caros. Quando não se observa esse ponto e se instala um disjuntor-motor que opera somente em tensão de rede, o circuito não estará protegido em frequências inferiores podendo gerar uma surpresa de queima de motor e prejuízos no circuito elétrico.

Como vimos a aplicação de disjuntores-motores em circuitos de potência trifásicos com a finalidade de proteger motores elétricos, nos oferece maior proteção e segurança tanto para equipamentos quanto para pessoas.

Essas vantagens fazem com que estes disjuntores sejam os mais utilizados em projetos elétricos, de acionamento e projetos elétricos industriais. Para optar pela utilização deste dispositivo devemos levar em consideração todas as características aqui discorridas e realizar o balanço do custo X benefício.

 

Categoria dos disjuntores motores

Em linhas gerais, a norma que regulamenta as curvas características dos disjuntores é a norma ABNT NBR NM 60898, os disjuntores para proteção de sobrecorrentes, os utilizados em instalações domésticas por exemplo, possuem basicamente três tipos de curvas: B, C e D.

Essas curvas definem, basicamente, o tipo de carga elétrica que o disjuntor irá proteger e o tempo de atuação do disjuntor. Analisando de outra forma, as cargas elétricas resistivas têm comportamentos diferente das cargas indutivas, e uma das principais características que as diferem é a corrente Instantânea (que surge no momento do acionamento destas cargas).

Esta corrente instantânea é que vai definir qual é a curva do disjuntor. Lembrando que estas características de curvas instantâneas significa um aumento abrupto da corrente no momento em que o circuito é energizado.

 

Mas o que é essa tal curva de disjuntores?

Podemos dizer que a curva de disjuntores é uma característica importante, que determina o tipo de atuação, tempo de acionamento e disparo da proteção de um disjuntor, entre outras coisas. Tanto o disjuntor quanto o mini disjuntor, residencial ou industrial tem uma tabela que lista cada curva característica.

Curva do tipo B

No disjuntor de curva B, a corrente instantânea suportada será de 3 a 5 vezes a corrente nominal, logo, se tivermos um disjuntor de 10A, ele irá suportar uma corrente instantânea de no máximo 50A.

Este disjuntor é utilizado para realizar a proteção de cargas resistivas como os chuveiros elétricos, aquecedores, proteção de tomadas de Uso Geral as TUGs e assim por diante.

Uma corrente igual a 3 IN é passada através de todos os pólos a partir do estado frio. Assim sendo, o tempo de abertura deve ser maior ou igual a 0,1s. Uma corrente igual a 5 IN é passada através de todos os pólos a partir do estado frio. Neste caso, o disjuntor deve atuar em um tempo menor que 0,1s.

Curva do Tipo C

A curva Tipo C será mais robusto em relação a capacidade de suportar esta corrente instantânea, ele irá suportar de 5 a 10 vezes a corrente nominal da carga.

Utilizando o exemplo anterior, um disjuntor de 10A suportará uma corrente instantânea de até 100A.

Estes disjuntores serão utilizados em proteção de cargas indutivas que exijam correntes de partidas “medianas” é o caso de motores, outro exemplo prático é o ar condicionado, motor de bomba de piscina, reatores de lâmpadas fluorescentes bombas de poço artesiano e cargas indutivas similares.

Uma corrente igual a 5 IN é passada através de todos os pólos a partir do estado frio. Assim sendo, o tempo de abertura deve ser maior ou igual a 0,1s. Uma corrente igual a 10 IN é passada através de todos os pólos a partir do estado frio. Neste caso, o disjuntor deve atuar em um tempo menor que 0,1s.

Curva do Tipo D

A curva Tipo D terá por sua vez uma maior capacidade de suportar estas correntes instantâneas, que neste caso poderá ser entre 10 e 20 vezes a corrente nominal, utilizando novamente nosso exemplo teremos que um disjuntor de 10A suportará então até 200A de corrente instantânea.

Estes disjuntores serão utilizados por sua vez na proteção de grandes cargas indutivas onde como motores de grande porte e transformadores mais robusto, um exemplo são as máquinas de solda.

Uma corrente igual a 10 IN é passada através de todos os pólos a partir do estado frio. Assim sendo, o tempo de abertura deve ser maior ou igual a 0,1s. Uma corrente igual a 50 IN é passada através de todos os pólos a partir do estado frio. Neste caso, o disjuntor deve atuar em um tempo menor que 0,1s (lembrando que no âmbito MERCOSUL a curva “Tipo D” é de 10 a 20 IN).

 

Um conceito completo de proteção de motores

Dispositivos para a partida manual de motores são dispositivos eletromecânicos de proteção para o circuito à rede, usados principalmente para LIGAR/DESLIGAR motores manualmente e proporcionar proteção sem fusíveis contra curtos, sobrecargas e falhas em fases.

A proteção sem fusíveis reduz custos, consome menos espaço e garante reação rápida em caso de curto, desligando o motor em milissegundos. As combinações de dispositivos de partida são configuradas por disjuntor motor. Suas vantagens podem ser destacadas como:

  • Linha principal de acessórios harmonizada (contatos auxiliares, contatos de sinal, manobras de trip e aberturas por subtensão), para as famílias MS1xx e MO1xx
  • Design compacto
  • Planejamento eficiente e instalação em perfeita harmonia com a família de disjuntor motor da ABB
  • Os conectores simples garantem conexão elétrica e mecânica para a montagem de dispositivos de partida direta
  • Menor tempo total de parada, com a proteção aos motores e menor necessidade de solução rápida de problemas
  • Redução dos gastos com manutenção via proteção de motores

E possuem características principais, que são

  • Controle manual/proteção contra sobrecarga e corrente de curto
  • Configuração de corrente ajustável para proteção contra sobrecarga e indicação magnética de disparo
  • Função de desconexão
  • Compensação de temperatura
  • Controle remoto via abertura por subtensão ou manobra de trip
  • Capacidade de interrupção de curto em operação Ics de até 100 kA.

 

Se você está precisando de um disjuntor motor, procure por um distribuidor!

Isso mesmo!

Não adianta apenas entender os conceitos, as aplicações e para que servem os disjuntor motor. É claro que isto é muito importante para você conhecer melhor sobre este produto. Mas, em todas as situações, o mais indicado é entrar em contato com uma empresa que seja especializada neste tipo de produto.disjuntor motor

Como é o caso de um distribuidora de disjuntor motor.

Como vimos, em todo campo industrial há emprego de motores elétricos e são necessários equipamentos que tornam os processos de manobra mais seguros, práticos e ágeis. Um desses equipamentos que se destaca é o disjuntor motor. Responsáveis pelo acionamento dos equipamentos industriais, os disjuntor motor compõem o esquema elétrico das instalações e, apesar de seu tamanho diminuto, desempenham funções de grande importância.

E como você tem acesso, se não nos distribuidores de disjuntor motor?

Não tem como. Este tipo de empresa é ideal para você adquirir este tipo de produto, uma vez que estes são especializados e certificados para trabalhar com as melhores marcas de disjuntor motor do país, isso sem contar que eles possuem o conhecimento técnico e específico, capaz de minimizar suas dúvidas e de oferecer produtos que realmente irão fazer a diferença dentro da sua empresa e/ou indústria.

 

Em busca de disjuntor motor? A Safety Control é a solução em distribuição destes produtos!

A Safety Control é uma empresa que foi inaugurada com o objetivo de ser um distribuidor de disjuntor motor de referência no  Brasil. Desde 2008 trabalhando de maneira séria e comprometida com os clientes, a empresa ampliou sua atuação e passou a ser também revendedora de outras fabricantes, como Datalogic, Steck, Wago e Bussman, sem perder o foco em continuar como o melhor em relação aos distribuidores de disjuntor motor.

Para se tornar um especialista em trabalhar com materiais elétricos, a Safety Control criou uma rede de atendimento capaz de apresentar ao cliente o material que ele precisa de forma rápida, à pronta entrega. Com isso, a Safety Control garante disponibilidade total de peças de reposição de componentes e sistemas elétricos, bem como os disjuntor motor.

Os produtos da Safety Control são reconhecidos no mercado pela capacidade técnica, soluções inovadoras, personalizadas e integradas, com uma linha de produtos seguros e totalmente sustentáveis. A Safety Control também oferece ao cliente a linha completa de produtos que irão agregar valor à sua indústria, além de melhorar a automação industrial da mesma.

Vale lembrar que a Safety Control, sediada em Curitiba, Paraná, tornou-se uma referência no mercado através do atendimento de qualidade e produtos ideais para cada aplicação. Entre as soluções que trabalha, a Safety Control oferece não só os disjuntor motor, como também:

  • Automação e Controle – A Eaton tem uma linha completa de automação e controle, com acionamento, controle, comando, sinalização, relés temporizadores, relés de segurança, relés acopladores, controladores programáveis, fontes chaveadas e muito mais.
  • Proteção de Circuitos – Os produtos de proteção de circuitos são conhecidos pela grande variedade de disjuntores para cada aplicação.
  • Distribuição Elétrica – São diversos modelos de disjuntor motor e disjuntores para média tensão.
  • Sistemas de Potência – O cliente pode encontrar as melhores opções em religadores e chaves, capacitores e soluções de automação da distribuição de energia elétrica

Por isso, é importante, inclusive, frisar que a Safety Control conquistou um alto grau de fidelização por parte de seus clientes que buscam produtos e disjuntor motor de qualidade, o qual também é garantido por um competente serviço de pós-venda que está sempre à disposição para sanar as mais diversas demandas.

Vale ressaltar que seu amplo estoque de produtos é responsável pela agilidade na manutenção e pela pronta entrega de peças e serviços, um diferencial bastante significativo para quem procura por disjuntor motor. A Safety Control está há tantos anos no mercado, em especial com produtos para linhas de produção e áreas nas quais qualquer interrupção possa representar perdas, danos ou riscos.

Esse compromisso em ser uma das melhores empresas do ramo pode ser comprovado na rotina da Safety Control e em cada departamento de sua sede própria, composta por mais de 600 m² de área útil, contendo laboratório para testes e manutenção, além de uma sala de treinamento para compartilhar conhecimentos entre colaboradores, clientes e fornecedores.

disjuntor motorIsso mostra o quanto a Safety Control como Distribuidor de disjuntor motor se preocupa em oferecer o que há de melhor para os seus clientes que buscam por uma automação industrial, bem como redução de custos, gerenciamento de energia, entre outros pontos importantes para o bom andamento da indústria como um todo.

É muito importante, ainda, ressaltar que a Safety Control se destaca não só por ser um Distribuidor de disjuntor motor de qualidade, como também detém o título de autoridade em Automação Industrial e Implementação de Segurança de Máquinas – NR-12.

Ao longo dos anos, a Safety Control tem pautado a sua atividade na comercialização de produtos de qualidade e tecnologia de ponta, tendo-se especializado na comercialização de equipamentos e sistemas para a aplicação em diversos campos de automação industrial, onde detém a exclusividade de diversas marcas conceituadas.

Com anos de experiência neste mercado que só tende a crescer, a Safety Control conta, hoje, com vários produtos e serviços comercializados e reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade, às quais presta apoio e assistência técnica pré e pós-venda.

Desses anos todos de experiência no ramo de automação industrial, a empresa disponibiliza uma gama completa de soluções, que lhe permite dar respostas eficazes no que respeita a:

Por esta e muitas outras razões, a Safety Control firma seu compromisso em ser a solução mais completa em Distribuidor de disjuntor motor para Automação Industrial, Controle e segurança de Máquina, para que você e sua indústria tenham acesso ao que há de mais moderno, seguro e de qualidade.

A solução que você precisa, com a eficiência que você merece.

Entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais.