O que é?

Inicialmente podemos presumir que o ar condicionado para painel elétrico é apenas um equipamento que realiza o controle interno da temperatura, e está informação sim, está correta. Mas não completamente…

Este tipo de equipamento possui várias características que o tornam muito mais do que apenas um sistema de controle de temperatura, sendo projetado para atender aos mais variados tipos de ambientes industriais, e tanto para operações internas, externas, que necessitam de lavagem ou resistências especiais (corrosão e aplicações EX).

Adiante vamos lhes apresentar informações para que você compreenda este tipo de equipamento, suas características e tecnologias embarcadas.

Por que usar?

Os painéis elétricos podem sofrer com variados tipos de influências, sendo a mais comum e a mais lembrada a temperatura. Mas, nos ambientes industriais a temperatura é apenas um dos fatores que devemos nos atentar, mas podemos citar muitas outras, como:

  • Influências externas (sol, frio, corrosão, chuva)
  • Umidade
  • Poeiras
  • Condições de lavagem
  • Área classificada (riscos de gases, poeiras inflamáveis)

Então por que usar?

O ar condicionado para painel elétrico não apenas estabelece uma temperatura ideal, mas proporciona condições ideais para que os componentes eletrônicos embarcados tenham uma garantia de operação, eficiência e maior durabilidade. Obviamente cada instalação possui características distintas, condições de operação, ambiente operacional e equipamentos embarcados dentro do painel.

Mas agora que conhecemos um pouco sobre os fatores internos e externos, podemos compreender um pouco mais sobre a real necessidade da utilização do ar condicionado para painel elétrico, utilizando alguns questionamentos. Você pode se perguntar e analisar o seu processo:

  • A Climatização não pode ser realizada utilizando o ar ambiente? Ex: com ventiladores com filtro.
  • A temperatura necessária dentro do painel elétrico deve ser igual ou menor que a temperatura ambiente?
  • O ar ambiente externo ao painel está fortemente contaminado ou partículas de sujeira?
  • As altas temperaturas, aplicações que requeiram a lavagem do painel, ambientes com produtos químicos suspensos no ar capazes de danificar componentes, ou seja, o ar ambiente deve ser mantido A TODO MOMENTO fora do painel elétrico?

Caso suas respostas foram sim aos questionamentos acima, a utilização de um ar condicionado para painel elétrico seria muito eficiente para seu ambiente operacional!

Qual a temperatura ideal para os painéis elétricos?

Respondendo à pergunta acima, podemos começar com o que seria uma temperatura ideal?

Para responder isto podemos recorrer a norma ABNT NBR IEC 61439. Esta norma nos informa que a temperatura interna ideal para operação dos componentes internos de um painel elétrico é de:

Para engradecer as informações, perceba que ao lado colocamos um gráfico que nos traz informações sobre a temperatura x tempo de duração dos equipamentos, assim temos uma visão de como Evitar Envelhecimento Prematuro dos Componentes. Ou seja: podemos concluir que 10ºC reduz a vida útil dos componentes elétricos em mais de 50%!

*Possíveis dúvidas sobre a temperatura:

Por que exatamente 35 °C é uma temperatura ideal?

A temperatura mínima do ar no interior do painel não deve ser muito baixa para evitar a formação de condensação sobre os componentes. Os 35 °C garantem o prolongamento da vida útil dos seus componentes e a não formação de condensação.

Sobre a condensação

A formação de condensação é um dos maiores perigos para painéis elétricos. A condensação é causada pelo ar quente e úmido que entra em contato com uma superfície mais fria do que o ponto de orvalho do ar.

Em dias em que a temperatura varia muito, painéis elétricos em ambientes abertos são mais expostos ao risco de condensação. Já em ambientes fechados, a condensação pode ocorrer se a umidade do ar é elevada. E quando a umidade relativa do ar é alta não é necessário que haja uma grande mudança na temperatura para causar a formação de condensação dentro do painel

O que gera calor em um painel elétrico?

Obviamente não podemos citar todos os equipamentos que geram calor dentro de um painel elétrico, mas podemos citar 3 exemplos que normalmente estão embarcados dentro dos painéis e são grandes potenciais em geração de calor:

  • Fontes de alimentação
  • Inversores de frequência
  • Transformadores

Mas agora que conhecemos um pouco sobre os fatores internos e externos, podemos compreender um pouco mais sobre a real necessidade da utilização do ar condicionado para painel elétrico, utilizando alguns questionamentos. Você pode se perguntar e analisar o seu processo:

—–

Entre estes três exemplos vamos fazer um pequeno adendo de informações sobre o inversor de frequência. O inversor de frequência que além de ser um equipamento que gera muito calor dentro dos painéis elétricos, também é um equipamento crítico que necessita de cuidados para que a sua operação, eficiência e vida útil não sejam comprometidas. Então, vamos recorrer a um pequeno trecho do seu manual de instruções e verificar as informações que o fabricante nos instrui para uma correta instalação. “Nas informações abaixo vamos usar como exemplo o inversor de frequência da ABB linha ACS380.”

Olhe como são importantes as informações do fabricante!!!

“A expectativa de vida útil do projeto do ACS380 unidade e seus componentes gerais excede 10 anos em ambientes operacionais normais. Em alguns casos, o drive ACS380 pode durar 20 anos ou mais. Recursos de design, incluindo placas de circuito revestidas, fluxo de ar minimizado através da eletrônica, e design para temperatura ambiente de até 50 °C sem redução fazem do ACS380 uma escolha segura para clientes que esperam alta confiabilidade.”

Temperatura de operação: – 10 a +50°C

Umidade relativa para operação: 0 a 95%. Não dever ser congelado nem ter condensação.

Níveis de contaminação: Não é permitido pó condutor. O ar de refrigeração deve ser limpo, livre de materiais corrosivos e de poeiras condutoras.

*Informação retirada do Manual do Fabricante ABB. ACS380.

Ou seja, é de muita importância consultar as informações dos fabricantes dos equipamentos embarcados nos painéis para levantamento de corretas e informações.

Funcionamento

Os Ar Condicionados da Pfannenberg funcionam com o princípio do ciclo de Carnot. Isso significa que a unidade de refrigeração funciona como uma bomba térmica e que “bombeia” a energia térmica transferida do painel (calor dissipado dos componentes) para a parte mais alta do painel, onde a temperatura é mais alta, onde em seguida é jogado para fora do painel. Com essa passagem, o ar dentro do painel é resfriado pelo evaporador e ao mesmo tempo desumidificado.

  • Os modelos disponíveis são dois: Para instalação na porta ou na lateral do painel (modelos DTS/ DTI), e para instalação no teto (Modelo DTT).

Vantagens

As vantagens da utilização de ar condicionado para painel elétrico já as conhecemos, mas agora vamos sinalizar e conhecer os diferencias dos modelos Pfannenberg:

Contato de porta integrado – Impede que o equipamento funcione quando a porta do painel estiver aberta, economizando energia e evitando a condensação excessiva dentro do painel.

Contato de falha integrado – Permite monitoramento remoto dos equipamentos.

LED informação – Os aparelhos possuem um LED piscante que informa o funcionamento, permitindo o controle visual dos equipamentos.

Respeitando o meio ambiente – Utiliza gás refrigerante R134a (livre de HFC), além de possuir um eficiente gerenciamento de energia para minimizar qualquer impacto negativo para o meio ambiente.

Haletas espaçadas – O maior espaçamento das haletas permite com que a sujeira não fique encrustada no condensador prejudicando a eficiência do equipamento, reduzindo a necessidade de manutenção.

Ventiladores de alta qualidade – Todos os equipamentos utilizam ventiladores (da condensadora e evaporadora) de alta qualidade, desenvolvidos para ambiente industrial e com grande vida útil (>50.000h).

Temperatura de operação – Os aparelhos de ar condicionado suportam 55ºC de temperatura ambiente sem apresentar falhas, pois foram concebidas utilizando compressores que trabalham em altas temperatura e condensadores maiores.

Design robusto – Estrutura completa em aço galvanizado revestido para suportar ambientes industriais (ausência de plástico). Incorpora-se naturalmente ao painel elétrico.

Auto teste – É uma sequência de testes no equipamento, verificando preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional sem a presença de um especialista em refrigeração.

Set de temperatura – A regulagem de temperatura é ajustada em um dip – switch localizada na placa eletrônica do equipamento, evitando que pessoas não autorizadas modifique a temperatura de funcionamento do ar condicionado causando condensação excessiva e stress dos componentes reduzindo a vida útil.

Compressor Hermeticamente Selado – A ausência de qualquer válvula de enchimento de refrigerante elimina os caminhos de vazamento.

A recarga nunca é necessária 100% de eficiência da capacidade de refrigeração é garantida.

Gerenciamento de condensado – A condensação é um sub – produto natural da refrigeração. O recipiente da coleta de condensado aquece permitindo, assim, a não utilização de tubos de drenagem e bandejas de recolhimento.

Consumo e eficiência energética

A Pfannenberg compromissada com a tecnologia de ponta, entende os desafios que as empresas enfrentam hoje. Então para aumentar a produtividade, reduzir emissões de CO, aliada com a máxima eficiência energética, ela traz a linha εCOOL de ar condicionados.

Desenvolvida com o objetivo de máxima eficiência de custo aliada ao máximo desempenho, a tecnologia εCOOL representa um novo padrão de economia de custos e energia no gerenciamento térmico de painéis elétricos. O resultado: permite economias anuais de mais de 35% apenas nos custos de energia. Produzidas em chapa de metal resistente, as unidades de resfriamento da Pfannenberg são extremamente resistentes e duradouras em condições de operação industrial de teste. Dependendo dos requisitos, eles estão disponíveis para montagem tradicional na porta ou lateral, para porta parcialmente embutida ou montagem lateral e na posição de montagem superior com economia de espaço. As cores também podem ser facilmente integradas porque as tampas podem ser pintadas ou revestidas a pó para se adequar ao design industrial específico. A série εCOOL também estabeleceu recordes em termos de facilidade de montagem e manutenção – o que leva a mais benefícios de custo.

Conheça mais sobre os ar condicionados para painéis elétricos clicando aqui.