Equipamentos como prensas, transportadores e dispositivos de montagem geram diversos riscos durante sua operação. A adequação às normas de segurança é urgente!

As chaves de segurança são um dentre diversos dispositivos criados com intuito de proteger o operador, fazendo parte de sistemas que se adequam à NR-12 (norma de segurança de máquinas). São ligadas especificamente em ambientes que exigem portas de proteção.

O funcionamento dessas chaves de segurança pode ser descrito da seguinte maneira: dentre as várias opções de funcionamento das chaves, a sua desconexão deve abrir um par de contatos redundantes.

E a abertura desses contatos deve desabilitar os contatores de segurança, também em redundância, e dessa forma a máquina com a qual estamos lidando será desligada, garantindo a integridade física do operador.

Disponibilizamos neste texto várias informações interessantes sobre cada tipo de chaves de segurança. Desta forma você conseguirá escolher a chave ideal para sua aplicação.

O que você precisa saber sobre chaves de segurança vs NR-12:

No Brasil aconteceram quase 6 milhões de acidentes de trabalho em 6 anos, com uma fatalidade a cada 3 horas e 43 minutos (Fonte: Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho entre 2012 e 2018). E com números assim a NR-12 deve ser levada muito a sério por nós do meio industrial.

Por conta dessa realidade a norma idealiza e estrutura parâmetros de segurança a serem seguidos. Ela responsabiliza a empresa pela segurança dos funcionários, indicando que é esta empresa quem deve tomar medidas para prevenção de riscos de acidentes.

Algumas exigências para chaves de segurança destacáveis da norma são:

  • Duplo Canal: contatos redundantes, que garantem o não funcionamento da máquina ainda que exista alguma falha ou burla no sistema;
  • Ruptura Positiva: garantia mecânica de abertura do circuito em caso de falha total, desenergização, etc.
  • Contatos normalmente fechados: com atuador ativo a máquina funciona, dessa forma permitindo o monitoramento do status da porta. Se a porta abre, o contato abre, e é aqui que a máquina para.
  • Ser monitorada por interface de segurança: o uso de um relé ou CLP de segurança é o que completa o sentido da chave. São esses dispositivos que de fato vão desligar a máquina em questão.

Além disso é necessário adequação à categoria de segurança: seguindo a NBR 14153, que determina a existência de categorias (B, 1, 2, 3, 4).

  • Na categoria 4 de segurança, para máquinas bastante perigosas, uma falha isolada ou o acúmulo de falhas NÃO pode levar à perda da função de segurança.
Chaves de segurança

Imagem: Avaliação de Categoria de acordo com risco da máquina.

Saiba quais chaves de segurança existem e como funcionam:

As chaves de segurança podem ser divididas em dois grupos: as chaves de retenção e de monitoramento.

Nesses grupos temos algumas opções quanto ao princípio físico de funcionamento:

Chaves de monitoramento:

  • Eletromecânica: basicamente, com a conexão de um atuador mecânico ao cabeçote da chave, muito semelhante ao cinto de segurança no automóvel, esse atuador metálico fecha os contatos da chave e permite o funcionamento da máquina.
  • Magnética codificada: o receptor das chaves de segurança magnéticas codificadas identifica quando o emissor está próximo, e é esse princípio que comanda a abertura ou fechamento do circuito. A codificação magnética impede que “falsos emissores”, como ímãs, burlem o funcionamento.

Chaves de retenção:

São chaves que além de comandar o status do motor (ligado ou desligado) têm um princípio que impede a abertura da porta durante o funcionamento da máquina.

O bloqueio das chaves é útil quando as aplicações incluem:

  • Processos que não podem ser interrompidos, como células robóticas;
  • Maquinário com inércia, que requer uma longa operação de frenagem;
  • Prevenção do acesso não autorizado a uma determinada área, por alta temperatura, por exemplo.

Dentro dessa categoria temos os seguintes tipos de chave:

  • Eletromagnética: além de ter a mesma lógica de desatracamento dos contatores e desenergização do motor, ela também mantém a porta fechada com uso de eletroímãs ao longo do período de funcionamento do motor.
  • Eletromecânica com bloqueio: além de uma chave eletromecânica convencional, esse interruptor de segurança de intertravamento conta com uma bobina. Essa bobina ao ser energizada faz travar ou destravar a chave, dependendo da lógica do modelo em questão, e um travamento com princípio mecânico impede a abertura da porta.
  • Eletromecânica multifuncional: uma chave eletromecânica com bloqueio, funcionando com bobina e atuador mecânico. O que a diferencia são os botões incorporados à chave, que podem ser configurados para desempenhar diversas funções auxiliares (como resetar a segurança, exigir a chave de um profissional de manutenção, e diversos outros comandos possíveis).

Quais chaves nós recomendamos e por quê?

Nós da Safety Control somos revendedores oficiais da ABB, empresa com sede na Suíça e presença mundial, líder e pioneira em tecnologia de energia e automação. É uma empresa que garante inovação e confiabilidade em seus produtos, com excelentes soluções para a indústria.

Trabalhamos com diversas linhas de chaves da ABB, tanto com as chaves de retenção quanto com as de monitoramento. Mostraremos alguns exemplos a seguir, e os nomes das chaves são links que você pode acessar para conhecer mais sobre os produtos em nosso site:

Chaves de monitoramento:

Chave Magnética Codificada: Chave EDEN

A linha EDEN tem chaves magnéticas com excelente grau de proteção IP69K, permite atuação a uma boa distância sensora de 15mm (o que ajuda no caso, por exemplo, de desalinhamento de portas) e tem conexão ágil e fácil.

E possui uma característica marcante, que propicia alta economia em materiais de segurança: seu funcionamento permite ligação em série de até 30 chaves de segurança EDEN. Veja como isso é possível no vídeo a seguir:

Isso significa 30 chaves ligadas a um único relé, fontes menos potentes (e mais baratas), menor gasto de energia, menos contatores, cabos… E mantendo categoria 4 de segurança, de acordo com a NBR 14153.

A chave também possui:

  • LED de status embutido;
  • Conector M12;
  • Seu sinal é codificado para impedir atuação acidental.

Outra característica marcante, quanto à distância sensora, é a tolerância à rotação dos atuadores, como mostra a imagem a seguir:

Exemplo de chave EDEN e SENSE: clique aqui.

Chave Magnética Codificada: Chave SENSE

As chaves SENSE são outro tipo de chave magnética codificada, indicadas principalmente para ambientes altamente agressivos, por ter modelos feitos de Aço INOX.

Suas principais características são:

  • Distância sensora de 14mm, portanto tolerante ao desalinhamento;
  • Diferentes comprimentos de cabo, de 2, 5 e 10 metros;
  • IP69K suportando ambientes agressivos;
  • Alta durabilidade, de cerca de 3,3 milhões de operações;
  • Atende até Categoria 4 de segurança (NBR 14153).

Exemplo de chave EDEN e SENSE: clique aqui.

 Chave Eletromecânica: MKey 5 ABB

Chave com atuador mecânico da ABB. Tem tecnologias que permitem praticidade adicional na hora de instalar, permitindo soluções mais simples em chaves de segurança.

  • Cabeçote Rotativo, permitindo colocar a entrada, por exemplo, para cima, para os lados, facilitando a instalação e utilização;
  • Alta resistência: IP69K;
  • Certificação EX: preparada para ambientes explosivos;
  • Modelos com plástico + Aço INOX ou completamente em Aço INOX;
  • Excelente durabilidade com 2,5 milhões de operações;
  • Até categoria 4 de segurança.

As chaves MKey 8 e 9 são chaves eletromecânicas travadas por bobina. São ótimas opções quando há necessidade de restringir o acesso à área onde a máquina em questão está funcionando.

Entre suas principais características estão:

  • Atuador com força de retenção de 2000N;
  • Também é adequada para ambientes explosivos e tem versões de até IP69K;
  • Alta durabilidade, de até 2,5 milhões de operações.
  • Até categoria 4 de segurança.

Chave Eletromagnética: MAGNE 4

A chave MAGNE 4 da ABB conta com travamento por eletroímãs, suportando força de até 1500N quando atuada.

Ainda que seja considerada uma chave de processo, atinge alto nível de segurança por ser associada com a chave EDEN ABB, magnética codificada.

  • Sua carcaça é de alumínio, com vedação IP67 ideal para condições extremas;
  • A conexão elétrica é feita por conector M12 o que facilita a instalação e a manutenção;
  • Possui LED’s integrados para diagnósticos, o que reduz o tempo de inatividade na solução de problemas;
  • Até categoria 4 de segurança.

Chave eletromecânica multifuncional: GKey

GKey é uma trava de segurança robusta com uma caixa de acionamentos para portas deslizantes e articuladas. A GKey oferece uma função de intertravamento que alcança o nível de segurança PL e / SIL 3 (atende categoria 4 da NBR 14153), por conta de sua associação de princípio magnético codificado e eletromecânico.

Além dessa associação, é importante citar que a chave precisa ser eletrificada para abrir. Somando isso à sua carcaça moldada em metal fundido é notório o alto nível de segurança alcançado.

A chave possui 4 botões configuráveis e um botão na parte interna da porta para eventuais situações de emergência, e já tem sua própria fechadura/maçaneta incorporada.

Ficou curioso(a)? Conheça mais sobre os nossos produtos de segurança clicando aqui!