– Introdução

Atualmente, o mundo industrial está passando por uma automatização completa nas fábricas, isto por conta das tecnologias que estão em expansão e desenvolvimento que otimizam a linha de produção de maneira coordenada e de controle centralizado, ou seja, em uma tela de computador a gerência pode observar a linha de produção como um todo, analisando produtividade e possíveis problemas. Tudo por uma produtividade maior e, por consequência, os lucros elevados.

Mas estes benefícios em contrapartida geram aspectos de segurança que necessitam ser abordados de maneira séria e profissional. A nova NR-12 é de caráter obrigatório (força de lei) porque o fabricante do equipamento que não atender o exigido poderá sofrer autuações, caso aconteça algum acidente com seu equipamento, por conta de uma falha na segurança do mesmo. Cabe ressaltar que desde a publicação da última revisão da NR-12, os debates a respeito do atendimento as exigentes mudanças incorporadas para garantir a segurança na operação e manutenção de máquinas equipamentos tem crescido, principalmente no meio empresarial, que resiste ao processo de adequação, alegando o elevado custo. É fato que todas as indústrias brasileiras mais cedo ou mais tarde passaram por este processo de adequação. Mas fica a seguinte pergunta: Por conta do investimento, se além dos benefícios gerados para o bem estar dos colaboradores pudéssemos aumentar a produtividade melhorando o processo do maquinário envolvido e ainda atendendo todos os requisitos da NR-12?

– Pluto, o PLC de segurança da ABB que atende a NR-12 com certificação com funcionalidades de processos!

Um CLP (controlador lógico programável) de segurança atua como uma interface de segurança programável que recebe sinais de dispositivos como botões de emergência, chaves magnéticas de portas, botões de reset, e atua saídas seguras redundantes nas quais podem ser ligados contatores de segurança, eletroválvulas de pressurização e indicadores luminosos para status. Tudo que é relacionado com dispositivo de segurança pode ser ligado em um CLP de segurança para formar um circuito elétrico.

Observa-se que a vantagem, comparando com um relé de segurança, é que o CLP se torna universal para qualquer item de segurança na questão do circuito, sendo que o relé não possui esta característica, ou seja, para cada dispositivo de segurança existe um relé especifico para o seu funcionamento. A NR-12 informa a possibilidade de se formar um circuito com a utilização de um CLP de segurança.

Em casos em que a máquina não possui nenhum tipo de controle mais sofisticado para seu funcionamento e todos os seus acionamentos são executados de forma eletromecânica tornam a utilização do CLP Pluto da ABB plenamente justificável por conta da função de processo integrado com a segurança, isto é, além de fazer o circuito de segurança conforme a norma solicita, ele pode ser utilizado como um controlador normal, executando tarefas como temporizações, lógicas, controle de velocidade e todas funcionalidades de um CLP comum, ajudando no processo produtivo do maquinário que se torna mais customizável. Este CLP possui entradas e saídas configuráveis via software, o que torna o circuito mais dinâmico e customizável de acordo com o número de entradas e saídas necessárias para o projeto, sendo um diferencial com relação aos CLP comuns que não são de segurança.

CLP de segurança ABB – Pluto

Antes de prosseguirmos com os detalhes do CLP Pluto é importante enfatizar o certificado que o mesmo possui, que é realizado pela TÜV Rheinland, que é uma organização de certificação, inspeção, gerenciamento de projetos e treinamento, que foi fundada na Alemanha em 1872 com o objetivo de proteger os trabalhadores de acidentes ocorridos nas instalações de caldeiras a vapor. Atualmente ela é mundialmente respeitada por ser um dos órgãos de certificação mais exigentes do mundo. O Pluto conta com esta certificação.

Certificação

– Programação em Ladder

A linguagem de programação Ladder é uma ferramenta gráfica usada para desenvolver programas ou softwares para CLP’s. É responsável pela lógica de controle, indicando para o controlador qual ação deve ser realizada a partir dos valores de entrada. Esta linguagem de programação é mundialmente conhecida por um aspecto em especial: As funções lógicas são representadas através de contatos e bobinas, de modo análogo a um esquema elétrico com os contatos dos transdutores e atuadores, o que facilita e muito a sua interpretação.

Lógica ladder

Qualquer profissional da área de elétrica consegue compreender a lógica de funcionamento deste tipo de programação, mesmo que nunca tenho programado anteriormente. Outros elementos que podem ser inseridos também neste tipo de programação seriam os temporizadores, similares ao relês de tempo eletrônicos que são bastante utilizados ainda no dia de hoje, segue um exemplo abaixo, aonde após ligado o motor por 10 segundos o cilindro é desligado por mais que o botão respectivo que o liga esteja ligado.

Lógica com temporizador TON (Timer on delay)

Fazendo analogia do bloco TON (Timer on delay) teríamos fisicamente um relê temporizador abaixo:

Rele de temporização TON (Timer on delay)

– Pluto com processos de automação

Falando da parte de processos industriais outro diferencial bem relevante é que o Pluto possui entradas analógicas, o que é amplamente utilizado nas indústrias. As entradas analógicas permitem que os controladores trabalhem com atuadores de controle analógico e leiam sinais analógicos para “conversão” em grandezas físicas de um determinado processo industrial como por exemplo: temperatura (ºC), velocidade (rpm), pressão (bar) entre outros. Abaixo vamos exemplificar um Pluto lendo a velocidade de um inversor de frequência através de uma entrada analógica.

Leitura de velocidade (rpm)

Abaixo temos um Pluto lendo a temperatura de um processo através de uma entrada analógica. Com este segundo exemplo deixamos bem claro a capacidade de realizar processos de automação com o Pluto. Fica evidente também a capacidade de ser integrada uma IHM ao mesmo para controlar processos e também como interface dos dispositivos de segurança.

Leitura de temperatura (ºC)

– Pluto com processos de segurança

Conforme citamos o Pluto tem a versatilidade de possuir I/Os configuráveis, e é desta maneira que conseguimos determinar e diferenciar nos projetos quais pontos serão destinados para segurança e quais serão destinados para automação.

Configuração das I/Os

Para monitorarmos equipamentos específicos temos blocos de segurança (amarelos) que cumprem as funções dos relês de segurança específicos, abaixo algumas comparações entre eles:

Bloco “TC2RTI” – Utilizado em botões de emergência e sinais OSSD

Exemplo do bloco “TC2RTI” – Programação em Ladder

Bloco “Twohand1” – Para comandos bimanuais, usados em prensas

Exemplo do bloco “TC2RTI” – Programação em Ladder

– Respondendo à questão: Somente adequar ou automatizar e adequar com apenas um CLP?

Além de todos os recursos apresentados, podemos acrescentar que o Pluto possui software de programação totalmente gratuito, que pode ser instalado em qualquer computador que possua sistema operacional Windows, sua linguagem em Ladder juntamente ligada aos recursos de automação e segurança em um único CLP o tornam único, podendo proporcionar um retrofit na automação do equipamento em conjunto com a adequação de NR-12 do sistema. Tudo de maneira simplificada e otimizada. Para maiores detalhes e consultorias por favor contatar nosso time de engenharia.

A Safety Control agradece sua atenção!