A indústria está constantemente evoluindo, buscando maneiras mais eficientes e inovadoras de automatizar processos. Nesse contexto, a WAGO se destaca como uma referência na ampla variedade de protocolos industriais. A integração de sistemas e dispositivos diversos desempenha um papel fundamental na otimização da produção e na obtenção de resultados superiores. Neste artigo, vamos explorar como a WAGO abraça a diversidade de protocolos industriais, oferecendo soluções que ampliam a eficiência e a versatilidade em vários cenários.

Introdução

Os protocolos industriais são as linguagens padronizadas que permitem a comunicação entre dispositivos, máquinas e sistemas de automação. A ampla variedade de protocolos existentes reflete as diversas necessidades e requisitos nas indústrias. A WAGO reconhece essa diversidade e desenvolve soluções flexíveis que se adaptam a uma ampla gama de cenários.

O que são Protocolos Industriais?

Imagine uma grande orquestra, onde cada músico toca um instrumento diferente, mas todos seguem uma partitura comum para criar harmonia. Da mesma forma, em ambientes industriais, há uma variedade de dispositivos, máquinas e sistemas que precisam “conversar” entre si para operar eficientemente. Fornecem uma estrutura organizada para essa comunicação, garantindo a transmissão precisa, eficiente e confiável de dados.

Por que os Protocolos Industriais são importantes?

Considere uma fábrica onde robôs, sensores, controladores e outros dispositivos precisam colaborar para executar tarefas complexas. Sem um protocolo comum, essa cooperação se transformaria em um caos incontrolável. Os protocolos industriais oferecem uma estrutura organizada para essa comunicação, garantindo que os dados sejam transmitidos de forma precisa, eficiente e, o mais importante, confiável.

Diversidade de Protocolos Utilizando WAGO

As soluções da WAGO abrangem uma ampla gama de protocolos, incluindo os mais conhecidos como Modbus, Profibus, EtherNet/IP, Profinet, entre outros. Isso possibilita a conexão e comunicação eficaz entre Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) e dispositivos remotos.

Remotas WAGO como dispositivo para controladores de terceiros: As remotas WAGO podem ser facilmente integradas como dispositivos em sistemas de automação controlados por CLPs de terceiros, como Siemens, Rockwell, Schneider e Beckhoff. Isso é possível graças ao suporte oferecido pela WAGO a protocolos amplamente utilizados, como Modbus, Profibus, EtherNet/IP e Profinet. Essas remotas WAGO funcionam como nós inteligentes que coletam dados de campo, realizam tarefas de controle e transmitem informações de volta ao CLP principal.

Controladores WAGO como mestre de rede: Os controladores da WAGO podem atuar como mestres em uma variedade de redes industriais, incluindo Modbus-RTU, Modbus-TCP, Profibus, Ethernet/IP, EtherCAT, CanOpen e OPC-UA. Isso permite que os controladores WAGO assumam a liderança na comunicação com dispositivos e equipamentos na rede, coletando dados, tomando decisões e controlando processos de forma eficiente.

Controladores WAGO como interface entre redes diferentes: Os controladores WAGO podem ser configurados para atuar como interfaces entre redes industriais diferentes. Isso significa que você pode conectar sistemas incompatíveis, como Ethernet/IP e Modbus, ou Profinet e CanOpen, permitindo a troca de dados entre eles de maneira transparente. Isso é especialmente útil em cenários de integração de sistemas mais antigos com as tecnologias mais recentes.

Integração entre redes de automação e redes prediais e de energia: A WAGO oferece suporte a uma ampla variedade de protocolos utilizados em redes prediais e de energia, como DALI, KNX, IEC61850, IEC60870, M-Bus e Enocean. Isso possibilita a integração eficiente entre sistemas de automação industrial e sistemas de controle predial e de energia. Os controladores e remotas da WAGO podem atuar como interfaces entre essas redes, permitindo o controle e monitoramento centralizados.

WAGO como interface entre protocolos industriais e de TI: Além dos protocolos industriais, também oferece suporte a protocolos de tecnologia da informação (TI), como MQTT, FTP e SNMP. Isso permite que os controladores e dispositivos da WAGO se comuniquem com sistemas de TI, como sistemas de gerenciamento de dados, sistemas de monitoramento remoto e sistemas de gerenciamento de ativos.

Vantagens da Utilização Independente dos Protocolos

CLP, I/O Remoto, conexões elétricas - Distribuidor Wago - DJP Automação

As soluções da WAGO abrangem uma ampla gama de protocolos, incluindo Modbus, Profibus, EtherNet/IP, CANopen e outros. Isso permite a conexão e comunicação eficaz entre Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) e dispositivos remotos. Independentemente do protocolo necessário para uma aplicação específica, a WAGO oferece soluções que garantem a comunicação perfeita entre os componentes, possibilitando o monitoramento e controle precisos dos processos industriais.

Benefícios Adicionais

Além da diversidade de protocolos, a WAGO oferece benefícios adicionais, como:

Modernização das Plantas Industriais: As soluções da WAGO com a sua abrangência de protocolos e facilidade de integração com o mundo de TI, é possível modernizar a planta sem a necessidade de descartar componentes já existentes.

Descentralização de Controle: Com os controladores WAGO utilizando mais de um protocolo em uma mesma aplicação é possível fazer com que produtos que não comunicam entre si consigam fazer a troca de dados. Com isso é possível reduzir gasto de logística com um estoque muito menor.

Integração com Outros Fabricantes de Controladores

CLP, I/O Remoto, conexões elétricas - Distribuidor Wago - DJP Automação

A WAGO compreende que muitas vezes é necessário integrar seus dispositivos com controladores de outros fabricantes. Para atender a essa demanda, suas soluções foram projetadas com a flexibilidade necessária para se comunicarem de maneira eficiente com uma variedade de sistemas. Isso garante que empresas que já possuem uma infraestrutura consolidada possam aproveitar os benefícios da tecnologia WAGO sem grandes obstáculos.

Como é Facilitada a Integração:

Uso de Protocolos Padrão: A WAGO oferece suporte a protocolos de comunicação amplamente aceitos, como Modbus TCP/IP e OPC UA. Isso permite que seus dispositivos se comuniquem com outros controladores que também suportem esses protocolos.

Ferramentas de Configuração e Programação: A WAGO fornece ferramentas de configuração e programação intuitivas para seus dispositivos, o que simplifica a tarefa de configurar e integrar remotas e CLPs em um sistema de automação maior.

Documentação Detalhada: A documentação fornecida pela WAGO é abrangente e bem elaborada. Isso ajuda os integradores a entender os detalhes da comunicação e a integração de seus dispositivos com outros controladores.

Flexibilidade de Design: Os produtos da WAGO são conhecidos por sua flexibilidade de design. Isso permite adaptar as remotas e CLPs às necessidades específicas de um sistema de automação, tornando a integração mais adaptável e personalizada.

Compatibilidade de Hardware e Software: A WAGO projeta seus produtos para serem compatíveis com uma ampla gama de dispositivos de outros fabricantes, garantindo que eles possam ser incorporados em sistemas já existentes.

Utilização de Mais de Um Protocolo Dentro de uma Mesma Aplicação

Em alguns cenários industriais complexos, a coexistência de diferentes protocolos se faz necessária. A WAGO reconhece essa realidade e desenvolveu soluções que permitem a utilização de mais de um protocolo dentro de uma mesma aplicação. Isso possibilita a integração harmoniosa de sistemas que, de outra forma, poderiam ser incompatíveis. A capacidade de conectar diferentes dispositivos com protocolos distintos oferece maior flexibilidade e poder de adaptação.

Conclusão

A diversidade de protocolos industriais é uma realidade que não pode ser ignorada. A marca WAGO se destaca ao abraçar essa diversidade e desenvolver soluções que facilitam a comunicação eficaz entre dispositivos e sistemas, independentemente dos protocolos utilizados. A capacidade de oferecer vantagens como a padronização de componentes, fácil integração com outros fabricantes e a coexistência de protocolos distintos em uma mesma aplicação demonstra o compromisso da WAGO com a inovação e a eficiência na automação industrial. Seja qual for a complexidade da sua rede de automação, a WAGO tem as ferramentas para simplificar a sua jornada rumo à excelência operacional.