Você que é um profissional das indústrias, com certeza já deve ter si deparado com algum projeto que especifica a necessidade de ter um interruptor no final da linha de processo que pudesse enviar um pulso, mas qual mecanismo seria proveniente para tal finalidade?

Bom, como tudo hoje no mercado, há boas soluções para isso: as chaves de fim de curso. Também conhecido em alguns lugares como microswitch, a chave de fim de curso nada mais é do que um interruptor muito famoso no mundo dos comandos elétricos, isso porque ele possui uma infinidade de aplicação, modelos, estilos e capacidades que fazem com que seus projetos cheguem à perfeição, independentemente se a aplicação for pesada ou não.Chave Fim de Curso

Escolher corretamente a chave fim de curso é muito importante, pois se dimensionado da maneira errada poderá fazer com que seu circuito funcione diferente do que você desejava.

Para se projetar de forma simples e segura você precisa conhecer bem os dispositivos que irá empregar em seu circuito, por esta razão, faz-se necessário conhecer melhor os componentes como a chave fim de curso por exemplo, pois este equipamento possui algumas particularidades, mas com certeza depois deste artigo tudo vai ficar mais fácil em seu projeto.

Neste artigo vamos explicar o que é Chave fim de curso, tão utilizada em circuitos relacionados a comandos elétricos. Acompanhe!

 

O que é chave fim de curso?

As chaves fim de curso podem determinar a presença ou ausência, passagem, posicionamento e término do curso de um objeto, por isso o nome de “chave fim de curso”.

Sensores de fim de curso, ou do inglês microswitch, são dispositivos eletromecânicos que tem como função indicar que um motor ou a estrutura ligada ao seu eixo (um portão automático, por exemplo) chegaram ao fim do seu campo de movimento. São sensores simples de trabalhar, principalmente na programação, já que funcionam como um interruptor de comandos elétricos.

O sensor de fim de curso é capaz de ser atuado por uma força física externa muito pequena, é um dispositivo de baixo custo e com alta durabilidade, geralmente projetados para suportar mais de 1 milhão de ciclos, e este valor pode chegar até 10 milhões de ciclos, para modelos destinados a aplicações mais robustas.

 

Como funciona a chave fim de curso?

Os sensores fim de curso consistem basicamente de um interruptor comutador que é acionado através de uma força mínima e assim atua sobre o circuito empregado. Essas chaves possuem uma vida útil bastante longa podendo chegar a 1 milhão de ciclos dependendo da aplicação (aplicação pesada).

Quando a haste do sensor é acionada, os terminais do sensor ficam em curto. Com isso o sensor entende que foi acionado e em sequência envia um sinal elétrico para o motor determinando que o mesmo deve parar ou inverter a rotação.

 

E quais são as suas características?

Uma chave fim de curso é composta basicamente por três elementos, sendo eles: caixa, contatos e atuadores. A caixa comporta o mecanismo de acionamento e os contatos, e existem caixas de plástico e de metal.

Chave Fim de CursoEstes dispositivos possuem um contato NF (mais comum), mas também tem os contatos NA. Esses dispositivos possuem, em modo geral, apenas um contato, mas não se deixe enganar pelo seu tamanho. As chaves de fim de curso são robustas devido a corrente que suportam e a quantidade de ciclos de vida útil que o mesmo tem.

Como os demais elementos temos também alguns tipos de atuadores como: pinos arredondados, pinos com roletes, hastes flexíveis, alavancas com roletes, alavancas angulares com roletes.

Deste modo é preciso considerar alguns detalhes como por exemplo, o espaço disponível para instalação, o grau de proteção, tipo de atuador, tipo de contato NA ou NF, entre outros.

 

Conheça suas principais aplicações

Este tipo de dispositivo é muito utilizado em máquinas industriais e também em portões automáticos. Na robótica, tem como aplicação, identificar degraus, paredes, ou até mesmo como medida de segurança impedindo que o sistema force o motor.

Em resumo, a função principal é avisar que o comando ou determinada situação foi completada.

Umas das aplicações mais comuns da chave fim de curso são:

  • Inversão de Polaridade;
  • Circuito de tempo;
  • Mudança de estado ou função;
  • Acionamento biestável.

Atualmente na indústria, existe uma grande aplicação de chaves fim de curso, seja ela em guindastes, esteiras, elevadores, máquinas etc.

 

Tipos de chaves de fim de curso

Agora que você conseguiu entender um pouco mais sobre as chaves de fim de curso, bem como sua principal característica de utilização, neste ponto do texto iremos abordar alguns dos principais tipos de chaves de fim de curso.

Preparado?

Bom. Podemos dizer que as chaves de fim de curso são fundamentais para as indústrias de diversos segmentos no mercado. Por isso, ela pode ser encontrada como:

Chaves fim de curso de precisão/compacta

Ad chaves fim de curso de precisão compactas resistem aos ambientes severos exigidos pelas aplicações industriais. Cada estilo usa dimensões de montagem e características operacionais padrões da indústria.

Além disso, a família de chaves fim de curso pode ser montada em áreas em que as chaves fim de curso NEMA tradicionais são inadequadas em virtude de seu tamanho e das opções de montagem.

As chaves fim de curso compactas  são pequenas com gabinetes robustos. Elas são ideais para montagem em áreas pequenas demais para chaves fim de curso estilo NEMA tradicionais.

Cada modelo tem um invólucro fundido para durabilidade e dimensões de montagem padrão da indústria, além de características de operação para uma flexibilidade de aplicação ideal.

Chaves fim de curso para área classificada

Chave Fim de CursoAs chaves para área classificada são projetadas para uso em aplicações como refinarias, destilarias, elevadores de grãos e moinhos de farinha, onde podem existir gases e outros materiais perigosos.

As chaves fim de curso para área classificada com contatos vedados cód. cat. 802R apresentam um contato robusto, hermeticamente vedado em um envelope de vidro que tem excelente confiabilidade de contato mesmo em atmosferas contaminadas.

Essas chaves são listadas no Underwriters’ Laboratories, Inc. para uso em áreas classificadas Classe I, Divisão 2, Grupos A, B, C e D, conforme definido pelo Código Elétrico Nacional dos EUA.

Chaves fim de curso para aplicação pesada

As  chaves fim de curso para aplicação pesada são ideais para aplicações que necessitam de especificações piloto para aplicação pesada, pequenas dimensões e um alto grau de versatilidade.

Podem ser encontradas com uma ampla variedade de cabeçotes de operação e alavancas de operação.A s chaves fim de curso para fins gerais cód. cat. 801 são ideais para uma ampla variedade de aplicações. Estão disponíveis diversas distribuições dos contatos além de mecanismos de operação de contato por ação de encaixe e ação lenta.

Por fim, vale lembrar que as chaves fim de curso de ação de encaixe têm uma alta força de encaixe quando o mecanismo desloca-se a distância necessária.

Chaves fim de curso metálicas

AS  chaves fim de curso metálicas de 30 mm cód. cat. 802K têm várias opções, incluindo ação de encaixe, abertura/fechamento lentos com configurações de 2, 3 ou 4 contatos e várias opções de cabeçotes de atuadores.

Você pode girar o cabeçote em incrementos de 90° antes da instalação para facilitar a montagem. É ideal para aplicações não relacionadas à segurança.

Entre seus principais recursos, podemos citar:

  • Ampla seleção de cabeçotes do atuador
  • Operação positiva, desconexão forçada dos contatos
  • Ação de encaixe ou blocos de contatos com abertura lenta antes de fechar
  • Contatos, um N.F. + um N.A., dois N.F. + 1 N.A. 3 N.F., 2 N.F. + dois N.A., três N.F. + um N.A., ou quatro N.F.

Uma recapitulação da chave de fim de curso
Como vimos, uma chave fim de curso, ou do inglês microswitch, é um termo genérico usado para referir-se a um comutador elétrico que é capaz de ser atuado por uma força física muito pequena. Ela é muito comum devido ao seu pequeno custo e extrema durabilidade, normalmente maior que 1 milhão de ciclos e acima de 10 milhões de ciclos para modelos destinados a aplicações pesadas.

Vale lembrar que as chaves de fim de curso possuem, como padrão, um cotanto normal fechado, que quando a extremidade é tocada, comuta o contato , evitando a passagem da corrente.

Ainda assim, como vimos, esse tipo de sensor é muito utilizado em máquinas industriais e em portões automáticos de garagem, por exemplo. Na robótica, pode-se seu utilizar esse sensor para impedir que um robô caia de uma mesa, para indicar que ele bateu em uma parede ou até mesmo como medida de segurança para impedir que algum motor seja forçado.Chave Fim de Curso

A função principal deste componente é “avisar” o comando que determinada situação foi alcançada, como por exemplo, uma parte móvel da máquina chegou numa determinada posição ou ao fim de seu percurso.

Quanto aos elementos de contatos, são possíveis algumas combinações de acordo com o fabricante. Segue abaixo imagem dos contatos internos de um modelo simples encontrado facilmente no mercado brasileiro.

O acionamento de uma chave fim de curso pode ser efetuado por meio de um rolete mecânico ou de um rolete escamoteável (imagem abaixo), também conhecido como gatilho. Existem, ainda, chaves fim de curso acionadas por uma haste apalpadora, do tipo utilizada em instrumentos de medição como, por exemplo, num relógio comparador.

Esta chave fim de curso acima, acionada por gatilho, somente inverte seus contatos quando o rolete for atuado da esquerda para a direita. No sentido contrário, uma articulação mecânica faz com que a haste do mecanismo dobre, sem acionar os contatos comutadores da chave fim de curso.

Dessa forma, somente quando o rolete é acionado da esquerda para a direita, os contatos da chave se invertem permitindo que a corrente elétrica passe pelos contatos do 11 para o 14 e seja desligado o contato entre o 11 e 12. Ao ser cessado o acionamento, os contatos retornam à posição inicial, ou seja, 11 interligado com 12 e 11 desligado do 14 .

Atualmente na indústria, existe uma grande aplicação de fim de cursos, seja ela em guindastes, esteiras, elevadores, máquinas, e etc. Por esse motivo temos diversos tipos e modelos de fim de curso disponível.

 

E onde encontrar chaves de fim de curso?

Viu só como você já pode dar início ao seu projeto com as informações deste artigo? Esperamos que sim. Para utilizar a chave fim de curso é necessário se atentar a algumas particularidades como aplicação, tipo de acionamento, tipo de contato necessário e etc.

Chave Fim de CursoSaber como e quando utilizar este tipo de componente é bastante importante, assim como sempre se atentar para que os conhecimentos sejam aplicados da forma mais segura possível, evitando assim, possíveis acidentes elétricos.

Mas, não se preocupe.

Se mesmo com nossas explicações você ainda não consegue entender ou usar as chaves de fim de curso, não se desespere: existem no mercado algumas empresas que podem te ajudar nessa missão.

Empresas como essas é a Safety Control. Com anos de atuação no mercado de automação industrial, bem como soluções de redução de custos, gerenciamento de energia e produtos para melhorar o dia a dia das empresas, a Safety Control firmou seu nome no mercado por atuar sempre com seriedade, qualidade e compromisso para com todos os seus clientes.

Criada para atender os mais diversos clientes, oferecendo as melhores soluções em produtos para automação industrial, a Safety Control está no mercado desde 2008 trazendo os serviços mais completos, técnicos e inovadores, utilizando a mais moderna tecnologia disponível para atender a todas as necessidades de mercado.

A  Safety Control, com sede em Curitiba, Paraná, atua no Brasil todo oferecendo uma ampla linha de equipamentos, através do melhor custo-benefício e por meio da importação e distribuição de produtos condizentes com as necessidades dos clientes, das melhores e mais reconhecidas marcas no mercado.

Desde sua fundação a Safety Control preza pela informação de uma equipe de colaboradores plenamente qualificados, aptos tanto a prestar um trabalho de consultoria absolutamente éticas quanto a avaliar de maneira rigorosa a qualidade dos produtos e serviços da empresa, bem como a sua adequação em cada tipo de aplicação.

A aposta na inovação, qualidade e formação contínua dos seus recursos humanos, tem garantido uma posição consolidada e proporcionado o crescimento das suas áreas de negócio.

É por esta razão que a Safety Control encara com ambição os novos desafios que lhe são propostos, de forma a transformar estes em novas oportunidades de olhar e repensar o futuro. Presente no mercado através de uma equipa de profissionais qualificados, experientes e preparados para responder e satisfazer as necessidades dos seus clientes, a Safety Control garante respostas rápidas, soluções tecnicamente inovadoras e apoio técnico, pré e pós-venda.

A Safety Control é um Distribuidor de chaves fim de curso. Essa parceria surgiu do nosso desejo em sempre poder atender nossos clientes de forma mais completa e atuando cada vez mais no setor de automação industrial, mantendo sempre a nossa credibilidade e reconhecimento de boas marcas.

A Datalogic é líder mundial em tecnologia nos mercados automáticos de captura de dados e automação de processos, especializada na concepção e produção de leitores de código de barras, computadores móveis, sensores para detecção, medição e segurança, visão e sistemas de marcação a laser.

No entanto, se está procurando por soluções industriais para a automação industrial, não pense duas vezes: conte com a ajuda de um distribuidor de grandes marcas no mercado. Conte com a Safety Control.

Viu só como você pode encontrar ajuda especializada e, de quebra, encontrar um grande distribuidor de chaves fim de curso? Por isso, chega de passar por problemas que você não consegue resolver sozinho. Fale com um especialista em chaves de fim de curso. Fale com a Safety Control.

Gostou deste material? Então, compartilhe esse artigo sobre chave fim de curso com seus amigos para que eles também possam entender melhor sobre o assunto.